Coronavírus: sacola, sutiã e absorvente são usados como proteção
Imagens na internet mostram pessoas cobertas com garrafas plásticas, máscaras de gás e até fraldas para se proteger do Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
Enquanto especialistas alertam a população mundial de que máscaras cirúrgicas descartáveis são ineficazes para manter o novo coronavírus (Covid-19) sob controle, as pessoas estão recorrendo a todo tipo de “invenção” na tentativa de se proteger em aglomerações. Imagens de pessoas no Reino Unido e na China viralizaram nas redes sociais, mostrando jeitos criativos de como elas tentam cobrir nariz e boca.
Um passageiro de trem na Inglaterra foi fotografado com uma máscara de gás resistente, na plataforma na estação de Milton Keynes. Um londrino adotou a mesma abordagem em um metrô.
Em outros regiões havia abordagens decididamente mais incomuns, como a de uma pessoa flagrada com uma sacola de compras na cabeça, enquanto andava de ônibus em outro lugar do Reino Unido.
Na China, epicentro do coronavírus, o medo da doença mortal e a escassez de máscaras fez vários chineses improvisarem proteções para o rosto com sutiãs, fraldas e até absorventes.
Coronavirus came to Belarus. It was found in Iranian student who studies in Minsk. People literally ran to shops to buy masks, or used more traditional methods of self-protection. pic.twitter.com/fECmEovjHH
— Franak Viačorka (@franakviacorka) February 29, 2020
Coronavirus prevention is key!! The people of london are one step ahead.. pic.twitter.com/q1BYTF9ydQ
— Craig Milligan (@SimplyMilly84) March 4, 2020
Ao Daily Mail, a Saúde Pública da Inglaterra explicou que quaisquer máscaras para o público em geral não são recomendadas para proteger contra infecções, pois não há evidências de benefício de seu uso fora dos ambientes de saúde.
O órgão ressaltou que a melhor maneira de evitar a propagação do vírus é que a pessoas que tiver tosse ou espirrar deve cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou tecido, por exemplo, em vez de usar as mãos.
O papel ou tecido deve ser jogados imediatamente no lixo e as mãos precisam ser lavadas regularmente com água e sabão ou gel desinfetante para as mãos.
Camisinha no dedo
À medida que a epidemia avança em todo o mundo, as pessoas também estão estocando uma série de itens para evitar o contágio pelo Covid-19. A lista inclui vários itens, como máscaras, papel higiênico, sabonetes, desinfetantes, álcool em gel e até preservativos, que já estão esgotados em algumas lojas na Austrália e Cingapura.
Os métodos de prevenção estão se tornando cada vez mais extremos e, em alguns casos, até ridículos, por conta do pânico causado pela doença. As camisinhas viraram alvo depois que fotos e vídeos circularam nas redes sociais, mostrando pessoas usando o produto para proteger os dedos na hora de pressionar botões de elevadores nos prédios.