metropoles.com

Coronavírus: remédio contra Aids pode ser melhor que cloroquina

Pesquisadores da Fiocruz compartilharam estudo sugerindo que o atazanavir seja incorporado a protocolos de tratamento contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Esp. Metrópoles
remedio medicamento saude comprimido alopada
1 de 1 remedio medicamento saude comprimido alopada - Foto: Myke Sena/Esp. Metrópoles

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificaram que o medicamento atazanavir, usado no tratamento da Aids e fabricado em larga escala no Brasil, tem efeito promissor contra o novo coronavírus. Realizada in vitro, ou seja, sem testagem em humanos, a pesquisa foi publicada no último domingo (05/04), na plataforma internacional BiorXiv.

Os cientistas observaram que, em laboratório, o remédio inibe a replicação do vírus e reduz a produção de proteínas ligadas ao processo inflamatório nos pulmões. Agora, eles sugerem que o medicamento seja incluído em protocolos de pesquisa com pacientes que estão com a Covid-19.

Segundo o virologista Thiago Moreno, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), a análise de remédios já aprovados para outros usos “é a estratégia mais rápida que a ciência pode fornecer para ajudar no combate à Covid-19”.

O estudo também comparou o Atazanavir à cloroquina. Nesse caso, o medicamento utilizado contra o HIV se mostrou mais eficaz tanto usado sozinho, quanto combinado à substância ritonavir, também utilizada no tratamento da Aids.

“Se a cloroquina fosse 100% eficaz, não teríamos mais nenhuma morte por Covid-19. Mesmo que ela seja aprovada como tratamento padrão, muita gente não poderá usá-la, devido aos efeitos colaterais, então e sempre positivo termos alternativas.”, disse Moreno ao jornal Estadão. (Com informações do Estadão)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?