metropoles.com

Coronavírus pode desencadear novo tipo de diabetes, dizem pesquisadores

Carta publicada na New England Journal of Medicine afirma que a infecção pode, ainda, piorar os casos de pacientes que já têm a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
moodboard/Getty Images
pessoa fazendo teste de glicose
1 de 1 pessoa fazendo teste de glicose - Foto: moodboard/Getty Images

O diabetes é uma das doenças consideradas fator de risco para coronavírus: a estimativa é que diabéticos tenham 7% mais chances de desenvolverem complicações caso sejam contaminados.

Porém, de acordo com um artigo de especialistas publicado no The New England Journal of Medicine, o Sars-CoV-2 pode também desencadear o diabetes em pessoas que não têm a doença e pacientes já diagnosticados podem perceber um agravamento da condição.

Pesquisadores do King’s College e Imperial College, de Londres, e de universidades na Alemanha, Austrália, Itália, China, Singapura, Estados Unidos, França e Camarões assinam o documento.

“O vírus usa a enzima ACE2 (para invadir as células e se reproduzir), que é expressada em órgãos e tecidos metabólicos importantes, incluindo células beta pancreáticas, tecido adiposo, intestino e rins. Por isso, é plausível que o Sars-CoV-2 possa causar alterações pleiotrópicas (mutação nos genes) no metabolismo de glicose, que pode complicar a patofisiologia de diabetes pré-existente ou levar a novos mecanismos da doença”, escrevem.

Os especialistas afirmam que outros coronavírus, como o vírus da Sars, também foram responsáveis por alta na incidência de glicemia em jejum e diabetes aguda entre os pacientes diagnosticados.

Segundo eles, ainda não há informações se o diabetes desenvolvido por pacientes que não tinham a doença vai persistir ou retroceder quando a infecção for resolvida.

Para tentar entender melhor a situação, foi criado um site global de registro de pacientes com diabetes relacionada à Covid-19. A ideia é levantar dados para ajudar no tratamento de futuros casos.

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes, 16,8 milhões de brasileiros têm a doença — 90% deles, o tipo 2, associado geralmente ao sobrepeso. Os níveis altos de glicose no sangue podem diminuir a imunidade do organismo, dificultando a recuperação de qualquer infecção.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?