metropoles.com

Coronavírus: paciente confirmado foi a festa com 30 pessoas

Todas as pessoas que tiveram contato com ele por mais de 30 minutos terão a saúde monitorada pelos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CDC/Unsplash
imagem de um coronavírus
1 de 1 imagem de um coronavírus - Foto: CDC/Unsplash

Em coletiva na manhã desta quarta-feira (26/02/2020), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que o paciente confirmado com coronavírus em São Paulo esteve em uma festa de família com 30 pessoas ao chegar no Brasil.

O brasileiro de 61 anos que teve a contaminação por coronavírus confirmada pelas autoridades sanitárias, ficará isolado em casa até o término dos sintomas da doença. Além disso, as 30 pessoas que tiveram contato com ele serão monitoradas. O Ministério da Saúde informou que o isolamento domiciliar faz parte do protocolo e que somente casos graves serão hospitalizados. As declarações foram dadas nesta quarta-feira de Cinzas (26/02/2020), em Brasília.

A mulher do homem infectado e outros familiares serão monitorados por até 14 dias após o término dos sintomas do paciente que teve a doença confirmada. Eles moram em São Paulo. “Todos estão sendo acompanhados e estão em observação. Este número deve ser somado às pessoas no avião que estavam sentados próximos a ele. A lista deve ser fechada com 50 ou 60 contactantes e serão todos acompanhados”, afirma.

Essa não é a primeira vez que esse tipo de alerta acontece. Quando Belo Horizonte confirmou um caso suspeito, em janeiro, 74 pessoas foram acompanhadas. Todos tiveram exames negativos para o vírus.

O caso mais preocupante é da esposa do infectado. “A atenção maior é para ela, que esteve mais perto, que dormiu na mesma cama. Contudo, todos que tiveram contato com o doente, por mais de 30 minutos, serão monitorados. Por isso, o número pode subir”, adiantou o ministro.

O secretário executivo João Gabbardo explica que o contato com 30 pessoas não significa que todas elas estejam com a doença. “Os estudos que temos até agora mostram que portadores do vírus contaminaram de duas a três pessoas, apesar de terem tido contato com 20, 30 pessoas. Isso significa que é preciso ter um contato íntimo para uma transmissão efetiva”, diz.

O caso
Após o exame que confirmou a doença, o morador de São Paulo foi encaminhado para casa. Ele está clinicamente bem e cumpre isolamento domiciliar.

O infectado passou 12 dias no país Europeu, entre 9 e 21 de fevereiro. Os primeiros sintomas surgiram no último domingo (23/02/2020), como febre, dores e tosse.

“Agora, passamos para uma nova situação e que vamos mitigar os efeitos da doença. Um comitê de emergência está monitorando a situação”, explicou o secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira.

Um primeiro exame confirmou a doença na noite desta terça-feira de Carnaval (25/02/2020). Depois, o Instituto Adolf Lutz chancelou o diagnóstico na manhã desta quarta-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?