metropoles.com

Coronavírus: “Nível alarmante de propagação”, diz diretor da OMS

Ao classificar a propagação do coronavírus como pandemia, Tedros Adhanom ressaltou a preocupação com o aumento de adoecimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Photo: Sven Hoppe/dpa (Photo by Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images)
Tedros Adhanom Ghebreyesus, Director-General of the World Health Organization
1 de 1 Tedros Adhanom Ghebreyesus, Director-General of the World Health Organization - Foto: Photo: Sven Hoppe/dpa (Photo by Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images)

Ao classificar as infecções por coronavírus como pandemia, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que a situação colocou a entidade “profundamente preocupada” com a propagação da doença.

De acordo com o mais recente balanço da OMS, há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram.

“Estamos profundamente preocupados tanto pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade como pelos indícios preocupantes de falta de ação”, afirmou, em Genebra, na Suíça, onde ocorreu o anúncio da pandemia.

Ghebreyesus pontuou que, apesar de a mudança de categoria representar uma nova etapa da disseminação do Sars-CoV-2, a palavra pandemia deve ser utilizada com “muita responsabilidade” para não gerar pânico generalizado.

 

Sem mudanças no planejamento

O diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde, da OMS, Mike Ryan, afirmou que o reconhecimento da situação como pandemia não mudará o planejamento da Organização.

Ryan também avaliou a situação do Irã, um dos países mais afetados pela Covid-19, como “muito séria” e cobrou do governo de Teerã maior vigilância.

“A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional. Não é uma mudança na situação. Não é hora para os países seguirem apenas para a mitigação”, frisou Ryan.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?