metropoles.com

Coronavírus: nitazoxanida (Annita) é mais tóxico que cloroquina

De acordo com estudo conduzido na China, o remédio “secreto” do ministro Marcos Pontes não é considerado seguro para tratamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
remedio medicamento saude comprimido alopada
1 de 1 remedio medicamento saude comprimido alopada - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O remédio “secreto” citado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, na última quarta-feira (15/04), como uma alternativa para o tratamento do novo coronavírus é, na verdade, mais tóxico e menos efetivo no tratamento da Covid-19 do que a cloroquina, segundo pesquisas feitas na cidade de Wuhan, na China.

Em entrevista, Pontes afirmou que um medicamento de uso bastante comum teria obtido resultados de 94% na redução da carga viral em ensaios feitos com células infectadas pelo novo coronavírus. O ministro falou que não divulgaria o nome do medicamento para evitar uma corrida às farmácias, como aconteceu no caso da cloroquina.

Em seguida, descobriu-se que o “remédio secreto” é um vermífugo à base da substância nitazoxanida, medicamento conhecido pelo nome comercial Annita.

Na  China, foram comparadas sete drogas em laboratório. A cloroquina foi considerada a menos tóxica e a mais efetiva. A nitazoxanida só respondeu adequadamente contra o vírus em doses altas, que se mostraram danosas ao ser humano.

Na quinta-feira (16/04), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda da nitazoxanida sem receita médica especial, em duas vias, para evitar que a população corra para as farmácias para adquirir o medicamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?