Coronavírus: Ministério da Saúde diz que “DF tem boa estratégia”
Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira ressaltou que a flexibilização do isolamento feito na capital federal está correto
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde deste sábado (11/04), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que o Distrito Federal é um “exemplo de boa estratégia” contra o coronavírus. Uma das primeiras unidades federativas a adotar medidas de isolamento social, a capital federal vem flexibilizando o distanciamento com a abertura de bancos, feiras e do Sistema S.
“O GDF fez medidas de restrição bem no começo da epidemia e, agora, vai observando o comportamento social e modulando esse padrão. O gestor [o governador Ibaneis Rocha] está fazendo uma análise e só ele é capaz de definir o que é melhor para a sua população”, diz Wanderson.
O secretário explica que esse tipo de decisão, de abertura de parques, bancos e feiras, por exemplo, não pode ser feita pelo Ministério da Saúde. “Deve ser avaliado com muita parcimônia, caldo de galinha e bom senso.”
Uma das preocupações da pasta é que a abertura do distanciamento leve ao incremento de outras condições de saúde que demandem leitos de UTI, como acidentes de carro.