Coronavírus: Itamaraty confirma caso de brasileiros nas Filipinas
Até o momento, 12 países registraram infecções por coronavírus. A China concentra o maior número: são ao menos 2.051 casos e 56 mortes
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores confirmou ao Metrópoles, neste domingo (26/01/2020), o caso de uma família brasileira isolada por suspeita de infecção por coronavírus nas Filipinas.
Segundo o Itamaraty, a embaixada brasileira em Manila tenta contato direto com os brasileiros, um casal e uma criança de 10 anos. Eles fizeram uma viagem recente a Wuhan, na China, onde o vírus foi inicialmente detectado.
De acordo com a nota do ministério, o diagnóstico, porém, ainda não foi confirmado.
De acordo com informações de um jornal local das Filipinas ABS-CBN, o filho do casal estaria com febre e dificuldades para respirar. O pai estaria com garganta inflamada. Eles estão isolados em um hospital na cidade da província de Palawan, Puerto Princesa.
Sobre o vírus
Coronavírus é uma família conhecida, desde os anos 1960, de vírus que causam doenças respiratórias – de gripe comum à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). O nome faz referência à forma do vírus, que é redondo e parece ser cercado por uma coroa.
No sábado (25/01/2020), a doença foi registrada na Malásia e na Austrália, elevando a lista de países afetados pelo coronavírus. Com isso, já são quatro os continentes afetados pela infecção.
Também há casos na França, Nepal, na Tailândia, no Vietnã, na Arábia Saudita, na Coreia do Sul e no Japão.
A China concentra o maior número de infecções, são mais de 2.051 casos no país asiático e 56 mortes confirmadas.
Leia a íntegra da nota do Itamaraty:
“Nossa embaixada em Manila confirmou o caso, noticiado pela imprensa local. Segundo as informações, seriam um casal e uma criança de dez anos com histórico de viagem recente à região foco na China. O diagnóstico ainda não foi confirmado. A família estaria num hospital de Palawan, a cerca de 800km da capital, Manila. Essas são as informações disponíveis no momento.”