metropoles.com

Coronavírus inédito é identificado em morcegos na África do Sul

Segundo cientistas de Wuhan, na China, o vírus NeoCoV tem grande potencial de mutação e capacidade de penetrar em células animais e humanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração colorida de Coronavírus, causador da Covid - Metrópoles
1 de 1 Ilustração colorida de Coronavírus, causador da Covid - Metrópoles - Foto: Getty Images
Um novo coronavírus foi identificado em morcegos na África do Sul. Segundo os cientistas da Universidade de Wuhan, na China, trata-se do NeoCoV, um parente próximo do coronavírus Mers-CoV responsável por causar a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers) e ainda pode ter princípios de penetração celular similares aos do Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19.
O vírus tem um potencial latente de mutação e, por isso, pode penetrar não só em células de animais, mas também nas dos seres humanos. A descoberta foi anunciada pelos pesquisadores na plataforma científica bioRxiv nessa terça-feira (25/1), e ainda não foi revisada pela comunidade científica.
“Neste estudo detectamos inesperadamente que o NeoCoV e seu parente próximo PDF-2180-CoV podem usar eficazmente alguns tipos da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), um receptor através do qual alguns coronavírus entram no corpo de morcegos e humanos. É o mesmo mecanismo usado pelo Sars-CoV-2”, descrevem os cientistas no artigo.
De acordo com os autores, o vírus precisará passar por um monitoramento minucioso para que seja possível entender seu comportamento e a capacidade de provocar infecções em humanos. Eles destacam que a natureza do NeoCoV ainda não foi suficientemente estudada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?