metropoles.com

Coronavírus: hidroxicloriquina desaparece das farmácias do DF

Medicamento para malária, artrite reumatoide e lúpus foi apontado pelo presidente americano Donald Trump como possível cura para coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar, nessa quinta-feira (19/03), que a hidroxicloroquina seria aprovada pelo governo dos Estados Unidos para tratar o coronavírus, o medicamento desapareceu das prateleiras do Distrito Federal.

A reportagem entrou em contato por telefone com unidades da Drogasil na Asa Sul e Asa Norte e foi informada de que o remédio está em falta e só será vendido com receita médica (até o momento, não era necessário o receituário). No site da rede PagueMenos, o medicamento não está disponível para entrega no DF. Nas drogarias Rosário, a hidroxicloroquina também está em falta, segundo a central de atendimento.

Há relatos nas redes sociais de pacientes com artrite reumatoide e lúpus em várias cidades do Brasil falando sobre a dificuldade em encontrar o remédio que, para eles, é essencial.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde não recomendam o uso da hidroxicloroquina contra o coronavírus. De acordo com os órgãos, os estudos até agora são preliminares, feitos com poucas pessoas e não há evidências científicas suficientes para justificar a inclusão do remédio no protocolo clínico.

De acordo com Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério de Saúde, o Brasil produz o medicamento em laboratórios públicos e tem como prover o remédio para a população caso seja necessário. “Temos relatos de pessoas procurando o remédio nas farmácias, a orientação do ministério é que não façam isso. Precisamos de mais pesquisas para recomendar em protocolos clínicos.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?