metropoles.com

Coronavírus: governo da Bahia confirma nono caso no país

Mulher esteve em Milão e Roma. No Brasil, 636 casos são considerados suspeitos e aguardam o resultado de exames

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NIAID/RML
imagem de um coronavírus, colorida
1 de 1 imagem de um coronavírus, colorida - Foto: NIAID/RML

A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia confirmou, na manhã desta sexta-feira (06/03), o primeiro caso de coronavírus no estado. A mulher, 34 anos, que mora em Feira de Santana, é o nono paciente com teste positivo para a doença confirmado no Brasil e o primeiro do Nordeste. Os outros estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Distrito Federal, um paciente aguarda resultado da contraprova.

A paciente baiana esteve em Milão e Roma, na Itália, e chegou ao Brasil em 25 de fevereiro. As amostras da mulher foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, um dos laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde. Ela está em isolamento doméstico, sem sintomas, e monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia, com a Vigilância Municipal de Feira de Santana.

O Brasil tem, até a última atualização, 636 casos suspeitos de coronavírus aguardando resultados de exames para comprovar ou descartar a infecção. Outras 378 pessoas tiveram os diagnósticos descartados e confirmados para outras doenças — a maior parte deles tinha influenza, um vírus que circula normalmente no inverno.

Segundo o Ministério da Saúde, há transmissão local da doença no Brasil. O primeiro paciente do país, que esteve em um festa de família antes de confirmar o coronavírus, passou a doença para um familiar. Este, por sua vez, transmitiu para outra pessoa. Apesar disso, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, admite: “O coronavírus não está circulando no Brasil”.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou, em nota, que, no caso da Bahia, trata-se de um caso importado. “A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, disse.

A moradora de Brasília, 52 anos, que teve teste positivo para coronavírus confirmado nessa quinta-feira (05/03) foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na madrugada desta sexta-feira (06/03). A paciente estava internada no Hospital Daher, no Lago Sul.

Foi feito um isolamento adequado na unidade para esse caso específico. A paciente apresentou febre, tosse e secreções e está na unidade de terapia intensiva (UTI). Havendo melhora no quadro, vai para a enfermaria.

A mulher deu entrada no pronto-socorro do Daher nessa quarta-feira (04/03), às 21h32, com tosse, falta de ar e de apetite, além de fraqueza e prostração. A paciente viajou recentemente para Londres, na Inglaterra, com o marido. Também visitou a Suíça.

O exame de PCR, específico para coronavírus, deu positivo. A paciente começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal aguarda a contraprova do exame, que está sendo feita em São Paulo, no Instituto Adolfo Lutz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?