Coronavírus está circulando no Brasil desde janeiro, afirma Fiocruz
O vírus já estaria em transmissão comunitária quando o Ministério da Saúde divulgou o primeiro caso confirmado
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo um estudo feito pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o coronavírus começou a circular no Brasil em janeiro, muito antes de 26/02, quando foi confirmado o primeiro caso em território nacional. O primeiro óbito por conta da Covid-19 teria acontecido entre 19 e 25 de janeiro.
São Paulo também teria transmissão comunitária em 04/02, mais de um mês antes de 13/03, quando foi registrado o primeiro caso oficialmente.
Foi usada uma metodologia estatística de inferência, utilizando dados de óbitos e casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Segundo os pesquisadores, a primeira morte foi identificada por exame RT-PCR: pessoas diagnosticadas com SRAG devem ter amostras coletadas. Os dados estão no site MonitoraCOvid-19, da Fiocruz.
Em entrevista ao jornal O Globo, o coordenador da pesquisa Gonzalo Bello afirma que a transmissão local deve ter começado em São Paulo entre 02/02 e 08/02. Durante esta semana, quatro pessoas foram internadas com SRAG e, posteriormente, confirmadas com coronavírus.
Durante o carnaval, segundo o levantamento, 24 brasileiros estavam internados com coronavírus e dez pessoas já tinham morrido. Na semana de 13/03, quando foi registrada a transmissão comunitária, o Brasil teria 736 pessoas internadas com a doença e 209 mortes.