metropoles.com

Coronavírus: entre os 10 países com mais casos, Brasil é o que menos testa

As nações com o maior número de infectados são Estados Unidos, Rússia, Brasil, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, Turquia, França e Irã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Profissional de saúde colhe material para teste rápido para Covid-19
1 de 1 Profissional de saúde colhe material para teste rápido para Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Brasil é o país que menos testa a sua população para o coronavírus entre os 10 Estados com mais ocorrências confirmadas. Além disso, se a métrica for a de exames por caso diagnosticado, apenas o Peru está pior do que o Brasil em um grupo de 46 países que divulgaram informações sobre o assunto recentemente.

Os números foram compilados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, de duas fontes diferentes: o Ministério da Saúde e o OurWorldInData, projeto de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que divulga material do mundo todo sobre diversos assuntos, entre eles a Covid-19. Neste caso, a fonte do site foi a Universidade John Hopkins, dos EUA.

Os 10 países com a maior quantidade de infectados por coronavírus são Estados Unidos, Rússia, Brasil, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, Turquia, França e Irã. O Brasil realizou 423,4 mil testes para uma população de 212 milhões de habitantes: um exame a cada 502 pessoas. Nesse caso, os dados se referem ao dia 20 de maio.

Em um distante segundo lugar está o Irã, com 716,2 mil testes para 84 milhões de habitantes, o que significa um exame para cada 117 indivíduos. As informações do país persa são do dia 19 de maio. Já o terceiro lugar é da França, que realizou uma análise para cada 78 franceses. Os dados são de 5 de maio.

O gráfico a seguir mostra a situação de cada um dos 10 países com mais casos:

O OurWorldInData traz informações recentes de testagem em 46 países. Quando a comparação é feita entre eles, o Brasil passa a ser o oitavo com a menor quantidade de exames em relação à população. Na frente do Brasil, estão Nigéria, Indonésia, Etiópia, Quênia, Índia, Paquistão e Senegal.

Confrontar o número de casos com a porção de exames realizados é outro modo de avaliar a testagem de cada país. Se o esforço para saber o diagnóstico for maciço, a tendência é que sejam necessários mais testes. Se a política for analisar apenas pessoas com sintomas graves, a situação é inversa.

Nessa comparação, apenas um país está pior do que o Brasil: o Peru. A nação andina tem 1,09 teste para cada caso confirmado. Já no Brasil, a relação é de 1,56 exame para cada infecção detectada.

13 imagens
1 de 13

Moises Dias/Metrópoles
2 de 13

Moises Dias/Metrópoles
3 de 13

Moises Dias/Metrópoles
4 de 13

Moises Dias/Metrópoles
5 de 13

Moises Dias/Metrópoles
6 de 13

Moises Dias/Metrópoles
7 de 13

Moises Dias/Metrópoles
8 de 13

Moises Dias/Metrópoles
9 de 13

Moises Dias/Metrópoles
10 de 13

Moises Dias/Metrópoles
11 de 13

Moises Dias/Metrópoles
12 de 13

Moises Dias/Metrópoles
13 de 13

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?