metropoles.com

Coronavírus: DF notificou caso suspeito ao Ministério da Saúde

Profissionais de saúde acionaram vigilância sanitária sobre paciente com sintomas compatíveis com pneumonia chinesa, mas caso foi descartado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Frayer/Getty Images
coronavírus
1 de 1 coronavírus - Foto: Kevin Frayer/Getty Images

O Ministério da Saúde informou que cinco estados – entre eles, o DF – já notificaram o Centro de Vigilância Estratégica em Informação e Saúde sobre suspeitas de pacientes infectados pelo novo vírus que surgiu na cidade de Wuhan, na China.

Em 18 de janeiro, a rede de vigilância sanitária nacional foi informada sobre um paciente de Brasília que apresentava sintomas compatíveis com a doença. O caso, entretanto, foi descartado pelos critérios estabelecidos pela OMS, que compreendem, por exemplo, o paciente ter estado em um local onde há transmissão ativa do vírus: de pessoa para pessoa.

Além desse caso e da suspeita sobre o paciente de Minas Gerais – que também foi descartada pelo MS, outros casos suspeitos foram comunicados por Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande Sul e, mais uma vez, foram descartados. O governo brasileiro considera que a rapidez das redes estaduais em informar casos suspeitos é um sinal de que os profissionais de saúde estão alertas para o diagnóstico.

Os sintomas da nova gripe chinesa são semelhantes ao de uma pneumonia, como nariz entupido, garganta irritada e febre. Os coronavírus são uma família comum e bem conhecida mundialmente desde a década de 1960. O novo vírus é uma variação inédita e foi identificado no começo de 2020.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?