metropoles.com

Coronavírus: coágulos sanguíneos agravam quadros da doença; diz pesquisa

Estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, aponta que a insuficiência respiratória pode ser motivada por processos trombóticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Médicos que estão na linha de frente no tratamento da Covid-19 estão observando que, além das complicações respiratórias, alguns pacientes apresentam a formação de coágulos sanguíneos que podem levar a casos de trombose e embolia pulmonar, por exemplo.

A revista Radiology publicou na quinta-feira passada (23/04) um relatório no qual destaca a importância do diagnóstico correto para evitar complicações durante o tratamento dos pacientes.

De acordo com a publicação, a insuficiência respiratória causada pela doença pode ser motivada também por processos trombóticos microvasculares. Existe uma relação entre os níveis do dímero D e a progressão da doença, sugerindo trombose venosa. A descoberta é importante para que os médicos estejam preparados para administrar os quadros que chegam aos hospitais.

“De todos os dados médicos, laboratoriais e de imagem atuais disponíveis da Covid-19, ficou claro que os sintomas e testes de diagnóstico não podiam ser explicados apenas pela ventilação pulmonar prejudicada”, disse o médico Edwin JR van Beek, diretor da Edinburgh Imaging, da Universidade de Edimburgo.

Segundo o professor da Universidade de Edimburgo, imagens e investigações patológicas confirmaram que a síndrome de Covid-19 é um processo trombo inflamatório que afeta, inicialmente, a perfusão pulmonar, mas afeta, consecutivamente, todos os órgãos do corpo.

“Essa síndrome altamente trombótica leva à macrotrombose e embolia. Portanto é indicada profilaxia rigorosa da trombose e monitoramento de imagem apropriado com terapia anticoagulante precoce, em caso de suspeita de tromboembolismo venoso”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?