Coronavírus: China registra 213 mortes e 9,6 mil infectados
Além da não asiática, 19 países já confirmaram ocorrências da doença. Comisso, a OMS declarou emergência global em saúde pública
atualizado
Compartilhar notícia
O número de mortos por infecção pelo novo coronavírus chegou a 213 na quinta-feira (30/01/2020), segundo balanço divulgado pelo governo chinês.
O total de casos confirmados também cresceu significativamente, passando de 7.711 para 9.692 em um dia, a grande maioria na província de Hubei, onde está a cidade de Wuhan, epicentro da crise.
Outros 19 países além da China já registraram casos da doença. Na quinta, entraram para a lista Índia, Filipinas e Itália. Quatro das 19 nações com casos confirmados já notificaram infecções em cidadãos que não estiveram na China, o que indica transmissão interna do vírus.
Diante do cenário de risco de surto global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quinta (30/01/2020) emergência em saúde pública de interesse internacional.
A decisão foi tomada pela diretoria da entidade após a consulta a um comitê formado por especialistas de todo o mundo, em Genebra. Apesar de declarar emergência global, a OMS decidiu não recomendar medidas restritivas de viagem e comércio entre os países.