metropoles.com

Coronavírus: China muda forma de registro e casos saltam 33,8%

Só confirmações por testes com ácido nucleico contavam. Agora, são incluídos diagnósticos clínicos. Mortes vão a 1.368, com 60,3 mil casos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Screenshot_76119
1 de 1 Screenshot_76119 - Foto: Reprodução

Autoridades de saúde chinesas anunciaram, na manhã desta quinta-feira (13/02/2020) no país (ainda noite de quarta, 12 de fevereiro, no Brasil), que o número de casos confirmados de coronavírus cresceu 33,8%, o que levou o total mundial a ao menos 60.327 no mundo todo – foram cerca de 15,1 mil novos registros em 24h. No mesmo período, as mortes foram a 1.368, uma elevação menor, mas mesmo assim muito significativa, de 22,8%.

A aparente explosão de confirmações foi gerada pela revisão nos critérios oficiais para a contagem dos afetados pela doença. Até quarta-feira (12/02/2020), a China relatava na sua medição apenas os casos confirmados pelos exames feitos com ácido nucleico. A orientação oficial, contudo, vinha sendo muito questionada por especialistas, que apontavam suposta subnotificação da gravidade do problema. Agora, as autoridades locais passaram a incluir na contagem os pacientes diagnosticados clinicamente.

Na tarde dessa quarta-feira (12/02/2020), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, havia afirmado que, embora o número de casos de coronavírus na China tivesse caído nos últimos dias, não existiam informações suficientes para prever quando o avanço da doença será completamente contido.

“O surto ainda pode ir para qualquer direção“, declarou o diretor,  em entrevista coletiva concedida em Genebra, na Suíça.

No Brasil, também na tarde dessa quarta, o Ministério da Saúde informou que 11 pessoas aguardam o resultado do exame para confirmar ou descartar a infecção por coronavírus e, por isso, são tratados como casos suspeitos. Na terça-feira (11/02/2020), quando havia sido divulgado o boletim anterior, o número de casos suspeitos era de oito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?