metropoles.com

Coronavírus: China anuncia morte de médico, depois volta atrás

Li Wenliang foi um dos oito médicos investigados pela polícia chinesa sob pretexto de estar “espalhando boatos” sobre o vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Screenshot_61374
1 de 1 Screenshot_61374 - Foto: Divulgação

Depois de dizer que o médico chinês que alertou os colegas sobre o surto de coronavírus teria morrido em consequência da doença, a mídia oficial do país voltou atrás e passou a afirmar que ele está internado em estado grave.

O jornal estatal Global Times publicou, inicialmente, que o oftalmologista Li Wenliang, de 34 anos, havia morrido em Wuhan. O médico, que atendia no hospital central da cidade, foi um dos primeiros profissionais de saúde a alertarem sobre a possibilidade de contágio da nova doença entre pessoas  e, por conta disso, foi acusado pela polícia chinesa de estar espalhando boatos.

Na manhã desta quinta-feira (07/02/2020), o People’s Daily, diário do Comitê Central do Partido Comunista, tuitou que a morte de Li havia provocado “sofrimento nacional”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou, em sua conta no Twitter, tristeza pela morte do profissional.

Porém, o Global Times publicou depois, com base em um relatório do Hospital Central de Wuhan, onde Li trabalhava e estaria internado, que o médico teve uma parada cardíaca às 21h30 do horário local (10h30 do horário de Brasília), foi submetido a procedimentos de ressuscitação e se encontra agora em estado crítico. (Com informações da BBC)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?