Coronavírus: cai de 13 para 11 número de casos suspeitos no país
No sistema do Ministério da Saúde, lista confirma que 21 pessoas tiveram a suspeita descartada
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta quarta-feira (05/02/2020), a quantidade de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. De acordo com a última informação, são 11 casos suspeitos e 21 foram descartados.
Nessa terça-feira (04/02/2020), eram 13 casos suspeitos e 16 haviam sido descartados.
Para os números mais recentes, seis amostras testadas para vírus respiratórios comuns deram negativo e seguem para investigação específica. Cinco pessoas aguardam resposta do laboratório Lacen e da Fiocruz sobre a presença de vírus respiratórios.
Dos 21 casos descartados, sete resultaram positivo para o vírus da Influenza B e três para o Influenza A. Além disso, houve identificação de rhinovírus, adenovírus, metapneumovírus, vírus sincicial respiratório, parainfluenza, entre outros.
De acordo com João Gabbardo, secretário-executivo do ministério, a maioria dos casos suspeitos registrados até agora foi no sul e sudeste do país.
“São os estados onde as pessoas ficam mais gripadas, a incidência de resfriados é maior em razão do clima”, afirma. Cerca de 50% dos casos descartados até agora foram confirmados como influenza, um vírus comum que circula normalmente durante o inverno — estação que a China, por estar no Hemisfério Norte, passa neste momento.
Todos os pacientes considerados suspeitos precisam se encaixar na definição prevista pela Organização Mundial de Saúde (OMS): apresentar sintomas respiratórios, como tosse, acompanhados de febre e ter estado na China 14 dias antes do início desses sintomas.