Coronavírus: Brasil tem 46.510 mortes e 955.377 casos confirmados da doença
Números foram atualizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde nesta quarta-feira (17/06)
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a última atualização feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta quarta-feira (17/06), o Brasil chegou a 46.510 mortes e 955.377 casos confirmados do novo coronavírus. Nas últimas 24h, foram registrados mais 1.269 óbitos e 32.188 diagnósticos positivos. Os estados mais afetados, no momento, são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão.
Apesar de o número de falecimentos da semana passada ter sido 5% menor do que o total registrado na semana anterior, o Brasil ainda não está em um momento menos preocupante da epidemia. Segundo especialistas, a contagem de óbitos pode ter sido afetada pelo feriado de Corpus Christi e só será possível determinar se o país atingiu o pico epidemiológico da infecção quando houver uma queda sustentada de mortes por, pelo menos, duas semanas.
O Conass passou a divulgar os próprios números no dia 07/06, após uma série de atrasos na atualização feita pelo Ministério da Saúde (que é responsável por compilar os dados). A situação já foi resolvida, mas o painel dos secretários de saúde é atualizado cerca de uma hora antes da plataforma do governo. Até aqui, os números divulgados pelo órgão do Executivo e pela entidade têm sido idênticos.