Coronavírus: Brasil segue com três casos suspeitos em apuração
Boletim desta segunda-feira (17/02/20) do Ministério da Saúde informa que há dois pacientes suspeitos em São Paulo e um no Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (17/02/2020), o Ministério da Saúde (MS) informou que não há alterações no número de casos suspeitos de coronavírus sendo investigados no Brasil desde domingo: três pacientes seguem aguardando o resultado de apuração específica, que demora cerca de três dias. São dois casos em São Paulo e um no Rio Grande do Sul.
Segundo o secretário executivo João Gabbardo, esses casos apareceram desde a última sexta-feira (14/02/2020). Durante o final de semana, nenhuma outra notificação entrou na definição de caso estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dos 45 casos que foram descartados desde o dia 03/01/2020, a maioria testou positivo para o vírus influenza A ou B. Segundo o MS, os planos de contingência enviados na última semana pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal já estão em vigor.
O secretário executivo voltou a afirmar que, até agora, não há confirmação de que o coronavírus tenha chegado ao Brasil e, por isso, não há recomendações específicas para prevenção durante o Carnaval. “As instruções para a segurança do folião são as mesmas de todas as outras doenças transmitidas por fluidos”, diz. Algumas dicas são: lavar as mãos, cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas.