metropoles.com

Coronavírus: Brasil cria fiscalização na fronteira com Venezuela

Ministro da Saúde informou que será aberto um posto de vigilância sanitária em Roraima para aumentar controle de entrada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
SaudeOPAS
1 de 1 SaudeOPAS - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Com o intuito de prevenir uma possível entrada do coronavírus pela fronteira do Brasil com a Venezuela, o Ministério da Saúde vai instalar, nos próximos dias, um centro de operação de emergência da vigilância sanitária em Roraima.

A medida responde a uma preocupação em relação ao país vizinho que já existia: em crise, o sistema de saúde venezuelano não tem condições de atender a própria população, que acaba fugindo para o Brasil. Foi assim que o vírus do sarampo e o da dengue que entraram em território nacional, afirmou o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta.

“Temos um país populoso, do nosso lado, que tem um trânsito intenso com o Brasil e que desmanchou o próprio sistema de saúde. Não temos nem com quem falar lá. Vamos aproveitar esse momento de crise para nos organizar e, se nada acontecer, fica o legado para uma fronteira complicada”, diz Mandetta. Segundo ele, o centro é uma sala de situação para prover uma resposta rápida em caso de crise.

O secretário de vigilância em saúde Wanderson de Oliveira conta que a instalação do centro faz parte de um projeto de fortalecimento das fronteiras, e que a ideia é levar a vigilância para 66 postos — hoje, há apenas um em cada estado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?