metropoles.com

Coronavírus: 90% dos casos podem ser atendidos em postos de saúde

De acordo com Ministério da Saúde, estudos internacionais afirmam que a maioria dos casos tem sintomas leves

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Com alta transmissibilidade mas baixa mortalidade, cerca de 90% dos casos de coronavírus é leve e pode ser atendido nos postos de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta afirma que os 42 mil postos de saúde do país estão preparados para atender esta demanda: pessoas com febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza podem procurar a atenção primária.

Para dar conta desta possibilidade, o Saúde na Hora está sendo ampliado, estendendo o horário de atendimento e garantindo R$ 15 mil reais adicionais por posto de saúde para incentivar a adequação das unidades.

O secretário-executivo João Gabbardo explica que a grande dificuldade dos países com grandes quantidades de casos é a hospitalização de muitos pacientes: a infecção por coronavírus tem um longo período de incubação, tornando a estadia no leito mais longa. Para evitar o afogamento dos hospitais referência, a recomendação é seguir para as unidades de saúde.

“Mesmo quem tem plano de saúde, essa é a recomendação por enquanto. O ideal é que os planos montem um fluxo de atendimento para não lotar o serviço público. A telemedicina também é uma possibilidade para casos mais leves”, sugere o secretário.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (10/03), o Ministério da Saúde atualizou a quantidade de casos suspeitos e confirmados de coronavírus no Brasil. No momento, são 893 casos sob investigação e 34 confirmados. Outros 780 casos já foram descartados desde o início do monitoramento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?