Coronavírus: 1º caso de gato infectado é registrado na Bélgica
O animal adquiriu a doença do dono, que se recupera da Covid-19. Autoridades do país reforçaram que não há notícias de contágio contrário
atualizado
Compartilhar notícia
Um gato foi infectado pelo novo coronavírus por meio de seu dono na Bélgica, informaram as autoridades sanitárias do país na última sexta-feira (27/03). De acordo com os especialistas, trata-se de um “caso isolado” que só pode acontecer depois de um contato muito próximo entre o animal e o dono infectado.
Ao informar a população, as autoridades de saúde do país insistiram que o vírus pode ser transmitido do homem para o animal, mas, de acordo com estudos científicos realizados em locais que já foram mais afetados pela epidemia, não há razão para acreditar que os animais domésticos possam ser vetores do Sars-CoV2.
De acordo com eles, até mesmo os casos de contaminação de animais domésticos pelo novo coronavírus são raros. Em Hong Kong, as autoridades informaram nas últimas semanas sobre dois cachorros que testaram positivo para o novo vírus durante uma campanha de detecção feita com 17 cachorros e oito gatos que vivem em contato com portadores do vírus.
O gato belga que apresentou o novo coronavírus sofreu de sintomas semelhantes aos relatados por boa parte dos pacientes com Covid-19 problemas respiratórios e digestivos.