metropoles.com

Coronavac: dados mostram segurança da vacina contra Covid-19 testada no DF

De acordo com a farmacêutica, 94,7% dos 50 mil voluntários chineses que receberam imunização não sentiram efeitos colaterais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid
1 de 1 Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal, mostra embalagem e seringa utilizada para a imunização - vacina covid - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Na corrida por uma vacina para controlar a pandemia de Covid-19, a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech divulgou novos resultados do estudo clínico de fase 3 que indicam a segurança e o baixo risco de efeitos colaterais de sua candidata, a Coronavac.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23/9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sinalizou que poderá começar a vacinação com a Coronavac ainda na segunda quinzena de dezembro mas, para isso, aguarda os resultados sobre a eficácia do imunizante.

De acordo com a Sinovac, a fórmula causou efeitos colaterais leves em 5,36% dos 50 mil voluntários da China que receberam a imunização. Dor no local da aplicação (3,08%), fadiga (1,53%) e febre leve (0,21%) foram os sintomas mais comuns observados. Também foram relatados perda de apetite e dor de cabeça.

Além da segurança, a aprovação de uma vacina depende da eficácia. A expectativa é que os resultados sobre a efetividade da imunização obtidos na fase 3 sejam divulgados ainda em novembro. Caso sejam positivos, o governo de São Paulo pretende formalizar um pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar uma campanha de vacinação em caráter emergencial.

No Brasil, a Coronavac começou a ser testada em julho. O estudo é coordenado pelo Instituto Butantan e envolve 9 mil voluntários, sendo 850 deles do Distrito Federal.

7 imagens
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?