metropoles.com

Coronavac é segura e eficaz em crianças com mais de 3 anos, diz estudo

Pesquisa de fase 2 na China contou com 550 voluntários e observou forte resposta imunológica nos participantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kelly Sikkema/Unsplash
criança máscara coronavírus covid
1 de 1 criança máscara coronavírus covid - Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

O laboratório Sinovac, criador da vacina Coronavac contra a Covid-19, divulgou, nesta segunda (28/6), um estudo de fase 2 comprovando a segurança e eficácia do imunizante em crianças com mais de 3 anos e adolescentes. O artigo foi publicado na revista científica The Lancet.

Participaram da pesquisa 552 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. Todos tomaram duas doses da vacina, com 28 dias de intervalo, e 96% dos voluntários desenvolveram anticorpos contra o coronavírus. Foram testadas duas doses, uma de 3 microgramas e outra de 1,5 microgramas, sendo que a maior apresentou melhores resultados.

Ainda não há informações específicas sobre a eficácia por faixa etária — este tipo de informação só é coletada na terceira fase do estudo clínico. Nesta etapa, também se definem os níveis de proteção contra hospitalização e mortes.

As reações adversas documentadas foram leves e moderadas, e a dor no local da aplicação é o sintoma mais comum. Apenas um caso de reação adversa grave foi identificado: um dos voluntários teve pneumonia, mas a condição não está relacionada à vacina.

Os pesquisadores responsáveis pelo levantamento apontam que o número de participantes é pequeno, faltam informações sobre segurança e resposta imunológica a longo prazo, e todos os voluntários são da etnia Han, ou seja, a amostragem não é multicultural.

“Nossa descoberta de que CoronaVac foi bem tolerada e induziu fortes respostas imunológicas é muito encorajadora, e sugere que estudos adicionais em outras regiões, envolvendo populações multiétnicas maiores, podem fornecer dados valiosos para estratégias de imunização envolvendo crianças e adolescentes”, explica o pesquisador Qiang Gao.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?