Coronavac é 98% eficaz na prevenção de mortes por Covid-19, diz estudo
Pesquisa realizada entre profissionais de saúde da Indonésia mostrou eficácia da vacina no “mundo real”
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde da Indonésia, divulgado nesta quarta-feira (12/5), mostra que a vacina Coronavac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, é 98% eficaz na prevenção de mortes provocadas pelo novo coronavírus e 96% na prevenção de hospitalizações.
Os resultados são da análise preliminar de dados de mais de 128 mil profissionais de saúde vacinados entre janeiro e março deste ano, em Jacarta, na capital do país. O imunizante também foi capaz de prevenir a infecção sintomática em 94% do grupo, segundo o pesquisador-chefe e oficial de saúde do país, Pandji Dhewantara.
Estudos como este são importantes porque avaliam a resposta da população ao imunizante no “mundo real”, ou seja, fora do protocolo usado em estudos clínicos.
“Vemos dados da força-tarefa de que a incidência de morbidade e mortalidade para profissionais de saúde tende a diminuir”, disse Siti Nadia Tarmizi, funcionária do Ministério da Saúde, durante a divulgação dos resultados.
Dados de outra análise, feita pela Associação Médica da Indonésia, mostraram uma redução significativa do número de óbitos de médicos após o início da vacinação. De acordo com a agência de notícias Reuters, 64 médicos morreram em janeiro, durante o pico da pandemia, por complicações da infecção. Em abril, foram oito.
A Indonésia é o país do sudeste asiático com o maior número de casos e mortes pela Covid-19. Foram 1.723.596 e 47.465, respectivamente, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: