metropoles.com

Coronavac: apenas 3% dos voluntários brasileiros relataram efeito colateral

Testes da imunização contra a Covid-19 são coordenados pelo Instituto Butantan e estão sendo realizados no DF e em mais cinco estados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19
1 de 1 Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Os testes da candidata à vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech ainda estão no início, mas são considerados promissores pelo secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn. A vacina tem sido apelidada de Coronavac e também está sendo avaliada no Distrito Federal.

De acordo com ele, apenas 3% dos voluntários brasileiros que estão participando dos ensaios clínicos relataram algum efeito colateral à imunização. As informações foram repassadas à colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Nenhuma dos sintomas foi considerado importante, capaz de comprometer a continuidade dos testes da imunização. Entre os que afirmaram ter sentido alguma coisa, a queixa mais comum foi dor no local onde a vacina foi aplicada. A imunização usa o vírus inativado e é administrada em duas ocasiões, com intervalo de 14 dias entre elas.

O estudo em fase 3 começou em julho no Brasil, com coordenação do Instituto Butantan. Além de São Paulo e do Distrito Federal, a vacina está sendo testada no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Paraná. Ao todo, 9 mil voluntários serão imunizados, todos profissionais de saúde.

No DF, o estudo é realizado pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) e pretende incluir 850 voluntários.

7 imagens
1 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
2 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
3 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
4 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
5 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
6 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles
7 de 7

Gui Prímola/Arte Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?