Corante usado em salgadinhos pode causar doença intestinal, diz estudo
O desequilíbrio biológico causado pela ingestão do corante pode enfraquecer o sistema imunológico do consumidor
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo publicado em 20 de dezembro na revista científica Nature Communications, mostrou que o corante vermelho usado em alguns alimentos pode aumentar o risco de doenças inflamatórias no intestino. O aditivo conhecido como Red 40 ou Allura Red, é o corante mais comum nos lanches e bebidas industrializados.
O estudo
A equipe da Universidade McMaster, no Canadá, usou um grupo de camundongos para conduzir a pesquisa. Os roedores foram alimentados com altas doses de Red 40 durante 12 semanas.
Os camundongos que consumiram o corante em maior quantidade apresentaram maiores taxas de serotonina (o hormônio ajuda a regular os movimentos musculares intestinais e a absorção de nutrientes). Também foram diagnosticadas inflamações e úlceras no trato digestivo dos roedores.
Embora os seres humanos sejam mais resistentes aos efeitos do corante do que os ratinhos, os pesquisadores acreditam que o desequilíbrio biológico causado pela ingestão do Allura Red pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o indivíduo mais suscetível a doenças intestinais.
Alguns estudos anteriores mostram que o corante alimentar sintético comum também pode desencadear certas alergias, distúrbios imunológicos e problemas comportamentais em crianças, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.