Coração artificial: entenda procedimento feito por MC Marcinho
Cardiologista explica procedimento para implantar coração artificial no cantor MC Marcinho. Ele está entubado desde segunda-feira (10/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Internado no Rio de Janeiro desde o final de junho, o cantor MC Marcinho passou por uma cirurgia para implante de coração artificial nessa quinta-feira (13/6). O dispositivo, que fica fora do corpo, funciona como uma bomba e promove a circulação do sangue no corpo do paciente.
A cardiologista Jaqueline Miranda, do Hospital Copa D’Or, participou do procedimento do artista e explica que o coração artificial é um dispositivo de assistência ventricular. A cirurgia é considerada de risco, feita em peito aberto, e durou quatro horas. MC Marcinho respondeu bem à intervenção e está em quadro estável.
“Ele ficou com o dispositivo ECMO por 48 horas e, ontem, colocou o coração artificial, que funciona como uma bomba, puxando o sangue da circulação e devolvendo para o corpo. Depois de implantado, o aparelho fica conectado a uma máquina por meio de cânulas”, afirma a cardiologista.
Jaqueline acrescenta que a equipe médica espera tirar o dispositivo do peito do cantor apenas quando puder efetuar o transplante de coração, mas ainda não há previsão. A bomba é indicada para pacientes com insuficiência cardíaca grave, que não podem receber transplante ou não podem ter o quadro controlado por medicamentos.
A cardiologista explica que existem dois dispositivos: um usado para ficar no lugar do ventrículo esquerdo e outro, como o que foi implantado em MC Marcinho, que substitui o coração por completo.
Problemas no coração
Dono do hit Glamurosa, de 2001, MC Marcinho sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser entubado na segunda-feira (10/7). O quadro é grave, e foi necessário usar a terapia conhecida como ECMO, que substitui o coração e os pulmões.
A assessoria do artista informou que o estado de saúde é grave, porém estável. Desde então, houve uma comoção nas redes sociais pela recuperação do cantor.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.