Copa do Mundo: aprenda a fazer petiscos que não comprometem a dieta
Quatro receitas mostram que é possível curtir o clima de torcida na Copa do Mundo sem precisar abrir mão de uma dieta saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Com o início dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, os encontros com família e os amigos se multiplicam. E para completar a festa, não podem faltar muitos petiscos e bebidas. Porém, as receitas das guloseimas podem prejudicar a dieta.
Para a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, é preciso ter cuidado com os exageros. Ela afirma que os aperitivos são bem-vindos, mas sempre em pequenas quantidades, pois são muito calóricos.
“O ideal é não juntar a fome com a vontade de comer. Então, é importante manter um padrão de alimentação saudável nas refeições principais. Outro ponto é tomar cuidado para que a ansiedade durante a torcida não favoreça os excessos. Preste atenção no que você está comendo e aproveite com moderação”, recomenda.
Opções leves, como salada de frutas, uvas congeladas, frutas picadas em geral, palitinhos de vegetais e tomate-cereja com patês podem fazer parte do cardápio para ajudar a equilibrar o consumo calórico durante os encontros, orienta Renata.
No caso das bebidas, uma dica é alternar o consumo das opções alcoólicas com água ou suco natural para manter a hidratação e ajudar na redução do volume de álcool ingerido.
A nutricionista dá quatro opções de receitas saudáveis para incrementar a festa do futebol sem enfiar o pé na jaca. Confira:
1. Palitinho de legumes assados
Ingredientes:
- 2 cenouras médias cortadas em formato palito;
- 200 g de vagem cortada em formato palito;
- Azeite, sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Acomode os vegetais picados em uma assadeira untada com azeite. Adicione o sal e a pimenta, distribuindo por todos os palitos de cenoura e vagem. Leve ao forno a 200 graus por cerca de 30 minutos, até que fiquem cozidos, mas firmes. Sirva acompanhado de queijos e molhos como de mostarda ou pesto.
2. Espetinho de batata bolinha
Ingredientes:
- 300 g de batata bolinha;
- Alecrim a gosto;
- Sal e azeite a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com casca por cerca de 10 minutos. Retire da água e coloque cerca de três batatas em cada espeto. Regue com o azeite, adicione o sal e salpique as folhas de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido ou à churrasqueira mais 20 minutos.
3. Drinque de acerola
Ingredientes:
- ½ xícara de polpa de acerola;
- 1 dose de vodca;
- ½ xícara de gelo;
- 2 folhas de hortelã picadas;
- 2 colheres de sopa de leite condensado.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, agitando com a ajuda de uma coqueteleira. Sirva em seguida.
4. Drinque de morango e uva (sem álcool)
Ingredientes:
- 1 xícara de morangos picados;
- 1 xícara de uvas vermelhas cortadas ao meio;
- 1 xícara de água;
- ½ xícara de suco de laranja;
- 200ml de água tônica.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os morangos, o suco de laranja, a uva e a água. Acrescente a água tônica delicadamente (sem bater) e sirva em seguida.
Recomendações
A especialista lembra que é importante adequar o cardápio às pessoas que participam dos encontros, levando em conta tanto as preferências quanto as restrições alimentares, como intolerância à lactose ou algum tipo de alergia alimentar.
Em grupos com crianças, deve-se ter atenção a alimentos que possam causar engasgos, como pipoca e amendoim. Com pessoas mais idosas, é necessário se atentar à consistência dos alimentos, possibilitando a boa mastigação.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.