metropoles.com

“Controle da Covid depende de acesso igualitário às vacinas”, diz Opas

Segundo diretor assistente da entidade ligada à OMS, a vacinação de ao menos 70% da população é necessária para controlar a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Jarbas Barbosa, da OPAS
1 de 1 Jarbas Barbosa, da OPAS - Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

À frente da resposta à pandemia de Covid-19 nas Américas, a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) não acredita que o coronavírus será erradicado completamente da região no próximo ano. Segundo Jarbas Barbosa, diretor assistente da entidade, o objetivo é que, no próximo ano, se consiga controlar a doença.

“Não estamos falando de erradicação, quando eliminamos completamente o vírus. O controle é quando se tem uma transmissão em nível tão baixo que não atrapalha a sociedade. Esperamos que, em um ano, tenhamos a Covid-19 sob controle, mas isto está relacionado ao acesso igualitário às vacinas“, explica o diretor.

De acordo com ele, ainda não há informações sobre a porcentagem da população que precisaria ser imunizada para diminuir a transmissão o suficiente, mas o número deve estar entre 70% e 80%.

A diretora da OPAS, Carissa Etienne, alerta que o aumento dos casos nas Américas é preocupante, e os números de novos casos e mortes parecem ter atingido um platô alarmante. “Quatro dos cinco países com mais infecções são na nossa região, e as maiores mortalidades da Covid-19 são em países da América Latina”, explica.

Ela lembra que, apesar de altas, as estimativas ainda parecem ser menores do que o real, e alerta que a população não está seguindo as medidas de proteção. A entidade se preocupa ainda com a chegada do inverno, a estação do ano que coincide com a alta nos casos de vírus respiratórios. “A estrita implementação das medidas de saúde pública está, mais uma vez, no centro da resposta e controle da pandemia”, diz Etienne.

A diretora ressalta ainda o impacto da pandemia nas mulheres, que representam 70% dos profissionais de saúde e estão em maior risco de sentir o impacto econômico da pandemia. “Muitas estão tendo que decidir entre a própria saúde o emprego”, diz.

5 imagens
1 de 5

Moises Dias/Metrópoles
2 de 5

Moises Dias/Metrópoles
3 de 5

Moises Dias/Metrópoles
4 de 5

Moises Dias/Metrópoles
5 de 5

Moises Dias/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?