Consumir cúrcuma é bom para o quê? Nutricionista lista 17 benefícios
Com ações antioxidantes e anti-inflamatórias, a cúrcuma é considerada um superalimento. Conheça seus benefícios à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, é uma poderosa raiz da família do gengibre. Isso porque ela tem propriedades medicinais que impactam em todo o organismo, afastando o surgimento de doenças crônicas e outros problemas de saúde.
Cúrcuma como superalimento
Suas principais propriedades são a ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana. Além disso, ela também melhora a digestão.
“Além de ter um grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e até reduzir o colesterol alto”, afirma a médica nutróloga Marianna Magri, especialista em emagrecimento.
Ou seja, trata-se de uma planta cheia de nutrientes, como as vitaminas C e B6, que são importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais como o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.
Além disso, a cúrcuma tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol), cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e doses de proteína e fibras. Portanto, este é um superalimento.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!