Os 5 melhores conselhos para “derreter” gordura da barriga
Hábitos alimentares, exercícios físicos e uma boa rotina de sono são fundamentais para evitar o acúmulo de gordura na barriga
atualizado
Compartilhar notícia
O acúmulo de gordura na barriga costuma estar relacionado a dietas inadequadas, desequilíbrios hormonais, estilo de vida sedentário e predisposição genética.
Além do incômodo estético, a concentração de tecido adiposo na cintura é um fator de risco para infarto e AVC.
Para “derreter” a gordura abdominal, uma série de hábitos saudáveis deve ser integrada na rotina — e eles vão muito além do que se faz na academia. O que se come e até o quanto se dorme é fundamental.
Os nutricionistas Antônio Vígolo e Bruno Rua, ambos de Brasília, elencam uma série de dicas para perder a gordura abdominal. Confira:
1. Mantenha-se em déficit calórico
Fazer dieta para que a ingestão calórica seja menor do que a quantidade de energia gasta no dia a dia é fundamental para evitar que o corpo acumule gordura. “Assim, o organismo usará suas próprias reservas como fonte de energia”, esclarece Rua.
2. Pratique atividades físicas diariamente
Para manter a barriga seca, é preciso unir atividades de musculação, que incitam o ganho de massa magra, com as aeróbicas, que queimam a gordura acumulada.
3. Consuma proteínas em pelo menos quatro refeições
O déficit calórico que os nutricionistas recomendam não significa ficar sem comer. Ao contrário, para eles, é fundamental fazer entre quatro e seis refeições diárias e a proteína deve ser protagonista na maioria delas.
“As proteínas proporcionam uma sensação de saciedade que é fundamental para quem está em uma dieta restritiva, já que a resposta natural do organismo é aumentar a fome”, detalha Vígolo.
4. Coma muitas fibras
As fibras têm um efeito de saciedade semelhante ao das proteínas. Além disso, elas têm várias funções regulatórias no organismo: melhoram a absorção de nutrientes, regulam o trânsito intestinal e reduzem o colesterol.
5. Durma adequadamente
Dormir ao menos sete horas por noite é importante para a saúde mental e física, e também desempenha um papel no controle do apetite. Dormir menos pode aumentar a vontade de comer alimentos ricos em gorduras e carboidratos, dificultando a perda de peso.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!