metropoles.com

Conheça três remédios caseiros que ajudam a secar espinhas

Os remédios caseiros podem ajudar a controlar a oleosidade da pele, desinflamar a acne e desobstruir os poros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freepik
mulher com acne
1 de 1 mulher com acne - Foto: Freepik

Está com excesso de espinhas e cravos no rosto? Existem excelentes remédios caseiros que ajudam a controlar a oleosidade do rosto, desinflamar a pele e desobstruir os poros. Os chás de bardana, aroeira e dente-de-leão, por exemplo, são ótimos remédios naturais para secar espinhas.

As espinhas geralmente surgem devido a alterações hormonais ou são consequência de uma alimentação com excesso de gordura, derivados do leite e farinha branca.

Por isso, caso você esteja enfrentando uma fase de muitas espinhas no rosto, é aconselhado observar a alimentação e evitar o consumo de industrializados. Outra dica é caprichar na ingestão de líquidos para purificar o corpo e eliminar toxinas.

Confira receitas caseiras que ajudam a tratar espinhas:
1. Chá de bardana

Um ótimo remédio caseiro para espinhas é passar o chá de bardana na pele. A planta medicinal melhora a função das glândulas sebáceas e possui propriedades antissépticas que ajudam a limpar a pele de forma adequada.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) da raiz da bardana seca ou fresca;
  • 500 ml de água fria.

Modo de preparo

Coloque a raiz da bardana cortada em pequenos pedaços na água fria e deixe descansar por seis horas. Depois de estar de molho, leve ao fogo e ferva durante um minuto.

Use a solução após estar coada, lavando a área afetada de 2 a 3 vezes por dia ou apenas aplique o chá sobre a espinha inflamada com auxílio de um algodão. Além disso, tome 1 xícara do chá de bardana, 2 vezes ao dia.

2. Chá de aroeira

Aplicar diariamente na pele uma loção caseira de aroeira (Schinus molle L.) também ajuda, pois ela é eficaz para secar as espinhas e combater as manchas da pele.

Ingredientes

  • 100 g de cascas de aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos, a seguir coe e guarde esta solução num recipiente de vidro bem fechado. Deve-se aplicar um pouco desta solução em cima das espinhas de 3 a 5 vezes por dia, deixando-a secar sobre a pele.

3. Chá de ervas

Preparado com bardana seca, dente-de-leão e flor de trevo-vermelho, o chá de ervas também é uma forma de acabar com as espinhas, porque possui propriedades que combatem toxinas presentes no sangue que favorecem o surgimento das espinhas.

Ingredientes

  • 700 ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de raiz de bardana seca;
  • 2 colheres (sopa) de  dente-de-leão;
  • 2 colheres (sopa) de flor de trevo-vermelho.

Modo de preparo

Coloque numa panela os 3 primeiros ingredientes e ferva por, aproximadamente, 10 minutos. Desligue o fogo e, quando amornar, adicione o último ingrediente. Deixe repousar por mais 5 minutos, coe e beba a seguir. Beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia. (Com informações do portal Tua Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?