Conheça três remédios caseiros que ajudam a secar espinhas
Os remédios caseiros podem ajudar a controlar a oleosidade da pele, desinflamar a acne e desobstruir os poros
atualizado
Compartilhar notícia
Está com excesso de espinhas e cravos no rosto? Existem excelentes remédios caseiros que ajudam a controlar a oleosidade do rosto, desinflamar a pele e desobstruir os poros. Os chás de bardana, aroeira e dente-de-leão, por exemplo, são ótimos remédios naturais para secar espinhas.
As espinhas geralmente surgem devido a alterações hormonais ou são consequência de uma alimentação com excesso de gordura, derivados do leite e farinha branca.
Por isso, caso você esteja enfrentando uma fase de muitas espinhas no rosto, é aconselhado observar a alimentação e evitar o consumo de industrializados. Outra dica é caprichar na ingestão de líquidos para purificar o corpo e eliminar toxinas.
Confira receitas caseiras que ajudam a tratar espinhas:
1. Chá de bardana
Um ótimo remédio caseiro para espinhas é passar o chá de bardana na pele. A planta medicinal melhora a função das glândulas sebáceas e possui propriedades antissépticas que ajudam a limpar a pele de forma adequada.
Ingredientes
- 2 colheres (de chá) da raiz da bardana seca ou fresca;
- 500 ml de água fria.
Modo de preparo
Coloque a raiz da bardana cortada em pequenos pedaços na água fria e deixe descansar por seis horas. Depois de estar de molho, leve ao fogo e ferva durante um minuto.
Use a solução após estar coada, lavando a área afetada de 2 a 3 vezes por dia ou apenas aplique o chá sobre a espinha inflamada com auxílio de um algodão. Além disso, tome 1 xícara do chá de bardana, 2 vezes ao dia.
2. Chá de aroeira
Aplicar diariamente na pele uma loção caseira de aroeira (Schinus molle L.) também ajuda, pois ela é eficaz para secar as espinhas e combater as manchas da pele.
Ingredientes
- 100 g de cascas de aroeira;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos, a seguir coe e guarde esta solução num recipiente de vidro bem fechado. Deve-se aplicar um pouco desta solução em cima das espinhas de 3 a 5 vezes por dia, deixando-a secar sobre a pele.
3. Chá de ervas
Preparado com bardana seca, dente-de-leão e flor de trevo-vermelho, o chá de ervas também é uma forma de acabar com as espinhas, porque possui propriedades que combatem toxinas presentes no sangue que favorecem o surgimento das espinhas.
Ingredientes
- 700 ml de água;
- 2 colheres (sopa) de raiz de bardana seca;
- 2 colheres (sopa) de dente-de-leão;
- 2 colheres (sopa) de flor de trevo-vermelho.
Modo de preparo
Coloque numa panela os 3 primeiros ingredientes e ferva por, aproximadamente, 10 minutos. Desligue o fogo e, quando amornar, adicione o último ingrediente. Deixe repousar por mais 5 minutos, coe e beba a seguir. Beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia. (Com informações do portal Tua Saúde)