metropoles.com

Conheça sete alimentos que aceleram o processo de envelhecimento

Algumas comidas contêm produtos avançados de glicação, agentes que diminuem a produção de colágeno e judiam da pele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Suwannar Kawila/EyeEm/ Getty Images
Açúcar
1 de 1 Açúcar - Foto: Suwannar Kawila/EyeEm/ Getty Images

O processo de envelhecimento da pele pode ser causado por dois grandes vilões: a exposição ao sol e os produtos avançados de glicação (AGEs). De acordo com a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, os AGEs se formam quando a molécula de glicose (açúcar) reage com as proteínas do organismo. “Isso gera a glicação que, somada ao excesso de radicais livres produzidos por má alimentação e outros hábitos, como tabagismo e privação do sono, leva o organismo ao estresse oxidativo”, detalha.

Esse combinação danifica o DNA, o que provoca menor atividade celular, causando um efeito cascata: a produção de colágeno e fibras elásticas cai, enfraquecendo a defesa do organismo e o poder de cicatrização. O resultado? Aparecimento de rugas, manchas e flacidez.

O excesso de açúcar é um dos principais culpados pela formação dos AGEs, segundo a médica. Além de evitar se jogar nos doces, Beatriz Lassance frisa que é importante incluir alimentos antirradicais livres na dieta. Exercícios físicos também são essenciais, uma vez que estimulam o sistema antioxidante endógeno a combater os radicais livres.

Veja alguns dos principais alimentos responsáveis pelo envelhecimento da pele:

Açúcar
O excesso de açúcar contribui para a formação de AGEs prejudiciais ao colágeno, mas também está envolvido em processos inflamatórios, como a acne. Além de consumir menos açúcar, é possível substituir o ingrediente por frutas mais doces e mel, que são fontes de vitaminas. Açúcar demerara ou o adoçante xilitol também podem ser opções interessantes.

Batatas fritas
Alimentos feitos em alta temperatura e baixa umidade causam a reação de glicação, com a formação de AGEs, além de aumentarem a produção de radicais livres que podem causar danos celulares à pele. O excesso de gorduras do óleo também causa danos ao organismo. Além disso, no caso das batatas fritas, o excesso de sal e de sódio pode tirar água do tecido cutâneo, levando à desidratação — tornando a pele ainda mais propensa às rugas. Uma boa opção é substituir as batatas fritas por chips de batata doce assada.

Pão
O pão francês, de forma e o croissant são exemplos de alimentos com farinha branca, um carboidrato de alto índice glicêmico. Além de envolvido no processo de glicação, seu excesso pode causar inflamação no corpo por aumentar muito a produção de radicais livres. Uma alternativa é apostar nas versões integrais e com grãos, excelentes fontes de fibra que atingem a corrente sanguínea mais lentamente.

Margarina
A margarina é rica em gordura hidrogenada e muitos aditivos químicos que tornam nossa pele mais vulnerável à radiação ultravioleta, o que pode danificar colágeno e elastina (proteínas de sustentação da pele). Em receitas, o azeite e até o abacate podem ser boas trocas. Para passar no pão, aposte no creme de gergelim (tahine), uma boa fonte de proteínas e fibras.

Carnes processadas
Salsicha, calabresa, bacon e linguiça são exemplos de carnes processadas que podem ser prejudiciais à pele. “Essas carnes são ricas em sódio e gorduras saturadas, que podem desidratar a pele e enfraquecer o colágeno, causando inflamação”, lembra a médica. Esse tipo de proteína pode ser substituída por ovos e frangos ou proteínas vegetais como feijão, grão-de-bico e ervilha.

Sucos industrializados
Os sucos de caixinha, no geral, contam com açúcar e sódio em excesso, uma combinação perigosa para acentuar os danos de desidratação da pele e enfraquecimento do colágeno. Sempre que possível, em vez de sucos, o ideal é investir na ingestão da fruta, que traz o carboidrato e as fibras.

Álcool
O álcool pode causar uma série de problemas, incluindo vermelhidão, inchaço, perda de colágeno e rugas. “O álcool esgota seus nutrientes, hidratação e níveis de vitamina A, os quais têm um impacto direto sobre as rugas”, detalha Beatriz Lassance. “A vitamina A é especialmente importante no que diz respeito ao crescimento de novas células e à produção de colágeno, assegurando que a pele seja elástica e livre de rugas”. Uma boa dica é manter-se hidratado e fazer boas escolhas com moderação, como o vinho tinto, que traz a molécula de resveratrol, um poderoso anti-idade. “Essa molécula traz vários benefícios para a saúde em virtude da sua ação antioxidante, que funciona para combater o envelhecimento. Além disso, o resveratrol é capaz de ativar a sirtuína-1, proteína que age no aumento da longevidade celular”, explica a médica. Mas o consumo de álcool deve ser em pequenas quantidades e em pessoas capazes de metabolizar o álcool, ou seja o benefício do vinho tinto não é para todos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?