metropoles.com

Conheça os benefícios de incluir o cuscuz nordestino no cardápio

O alimento é um excelente acompanhamento para saladas e pode ser usado para substituir pão, arroz e tapioca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
klebercordeiro, Istock
cuscuz de milho
1 de 1 cuscuz de milho - Foto: klebercordeiro, Istock

A versão brasileira do cuscuz, preparada a partir do milho e bastante popular no Nordeste, tem sido incluída em dietas que restringem o consumo de glúten. Além de ser fonte de zinco, magnésio, selênio e vitaminas do complexo B, o cuscuz nordestino tem antioxidantes que contribuem para o sistema imunológico.

Segundo o nutricionista Bruno Fischer, o cuscuz é indicado para substituir alimentos que também são fontes de carboidratos, como o pão, o arroz, a tapioca, o macarrão e os tubérculos em geral. “Usualmente, o cuscuz é utilizado no café da manhã ou no lanche da tarde; mas, por ser fonte exclusiva de carboidratos, deve ser ingerido junto com alimentos que contenham proteínas, como carne, ovo e queijos magros”, afirma.

O especialista explica que o alimento pode ser usado em cardápios tanto para quem quer emagrecer quanto para quem está interessado em aumentar a massa muscular, o que muda é a quantidade.

Uma porção de 35 g de flocos de milho rende um cuscuz pequeno, de aproximadamente 100 g e com 115 calorias. Desse total de calorias, 25 g são de carboidratos, 2 g de proteína e 2 g de fibras. O valor calórico é semelhante a duas fatias de pão de forma integral ou a um pão francês. “O cuscuz usado em grandes quantidades e, principalmente, acompanhado de manteiga, margarina ou outros alimentos gordurosos pode facilitar o ganho de gordura”, avisa o nutricionista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?