metropoles.com

Conheça os 5 melhores alimentos para dar energia a partir dos 50 anos

Ao envelhecer o organismo passa por alterações que deixam as pessoas indispostas. Especialista recomenda comidas para ter mais vigor

atualizado

Compartilhar notícia

Christoph Hetzmannseder
Tigela com frutas, grãos e sementes e uma colher dentro
1 de 1 Tigela com frutas, grãos e sementes e uma colher dentro - Foto: Christoph Hetzmannseder

Com o passar dos anos, o corpo humano perde, aos poucos, a capacidade de renovação celular e o metabolismo desacelera. Por isso, em pessoas com mais de 50 anos, é comum sentir falta de disposição. Uma das maneiras de reverter a falta de energia é por meio de ajustes na alimentação.

O nutricionista esportivo Diogo Cirico, da Growth Supplements, explica que, somado à lentidão de alguns processos do corpo, é normal se acomodar ao envelhecer. “O ser humano precisa de atividade física para ter disposição, mas é natural que no envelhecimento ele se torne menos ativo e não cuide tanto da alimentação. Esses hábitos agem de forma acumulativa com as alterações orgânicas normais”, afirma Cirico.

Ele recomenda que, a partir dos 50 anos, a pessoa varie a alimentação com boas fontes de energia, como os carboidratos, e nutrientes para manter a disposição. Alguns exemplos são:

1. Cereais e grãos

Lanche de fácil adição na dieta, os cereais e grãos oferecem alto teor de fibras, micro e macronutrientes. O nutricionista recomenda, por exemplo, arroz, milho e trigo, que são fontes importantes de carboidratos e, por consequência, fornecem energia para o organismo.

2. Nozes

Além de serem uma fonte extra de proteína, o que evita a perda de massa muscular, as nozes possuem óleos ricos em ácidos graxos essenciais que auxiliam no fornecimento de energia. Uma das nozes com mais carboidratos é a castanha de caju.

3. Frutas vermelhas

“Mais do que oferecer apenas carboidratos, as frutas vermelhas fornecem nutrientes como vitaminas, minerais e, principalmente, antocianinas — fitoquímico que pode ter efeitos diretos na prevenção de algumas doenças e na manutenção da saúde”, diz Cirico.

4. Batata doce

Tanto a batata doce quanto a mandioca são vegetais amiláceos, ou seja, fontes de carboidratos. Eles serão convertidos em energia quando metabolizados pelo organismo sem estimular aumento significativo da glicemia sanguínea.

5. Feijão

Tradicionalmente, o feijão faz parte do cardápio dos brasileiros, ainda que não seja de fácil preparo. “Ele pode ser uma fonte de fibras e complementar a oferta de proteína para indivíduos vegetarianos ou veganos, e é fundamental para dar mais energia”, diz o nutricionista.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?