Ouro amazônico: conheça fruta que tem mais vitamina C do que a laranja
Fruta brasileira é uma rica fonte de vitamina C e pode ajudar a melhorar a imunidade e a produção de colágeno
atualizado
Compartilhar notícia
Originário das margens dos rios amazônicos, o camu-camu é um fruto avermelhado que é uma fonte poderosa de vitamina C. Enquanto uma laranja possui 47,3 mg deste nutriente a cada 100 gramas, o camu-camu chega a ter 1,7 mil mg de vitamina C, um pouco mais até do que a acerola, que chega a 1,6 mil.
“A vitamina C é crucial para a manutenção de um sistema imunológico saudável, apoiando tanto as funções celulares do sistema imunológico inato quanto do adaptativo. A deficiência dessa vitamina pode comprometer a imunidade, aumentando a suscetibilidade a gripes, resfriados e outras infecções”, resume a nutricionista Adriana Stavro, de São Paulo.
Vitamina C ajuda a pele
A vitamina C melhora a imunidade e ajuda na produção de colágeno, uma proteína que mantém a elasticidade e firmeza da pele.
A vitamina C também é um antioxidante poderoso, o que ajuda a manter a saúde da pele. “Ela combate a pigmentação e sinais de envelhecimento precoce ao proteger a pele dos efeitos dos radicais livres e da radiação solar”, indica a dermatologista Mayla Carbone, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O camu-camu apresenta também quantidade significativa de polifenois, carotenoides e minerais, compostos com efeito antidiabético, cardioprotetores e antioxidantes.
Apesar dos benefícios, o camu-camu tem um gosto intensamente cítrico e azedo. Por isso, poucas vezes ele é consumido in natura, sendo usado principalmente no preparo de sucos e sobremesas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!