Conheça bebidas e comidas termogênicas para se aquecer e emagrecer
O creme de abóbora e o ensopado de grão de bico são receitas que podem contribuir com a rotina saudável. Conheça os alimentos termogênicos
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada do frio, é comum que as pessoas sintam vontade de ingerir maior quantidade de alimentos calóricos como doces, bebidas quentes e caldos.
Existe uma explicação para a sensação de “precisar” de delícias quentinhas no inverno. Para a nutricionista e psicóloga de alimentação Maíra Lopes, essa alteração ocorre devido ao maior gasto de energia e, para mantê-la estável, naturalmente sentimos vontade de comer a todo momento. “É um mecanismo intuitivo o nosso organismo escolher os alimentos gordurosos e doces, pois são os mais calóricos dentre os grupos alimentares”, explica.
Que tal sentir o aconchego com receitas que, além de saciar a vontade pelo doce, também são benéficas para o metabolismo e agem de maneira termogênica? Os caldos, ensopados ricos em legumes, sopas, carnes magras, queijos, gengibre, cúrcuma, curry, pimenta e canela possuem esse efeito no organismo.
Falou de frio, já vem a imagem do chocolate quente na mente. Não só comidas mais elaboradas ou pratos prontos saborosos, as bebidas quentes também são associadas ao frio. Por esse motivo, a nutricionista recomenda fazer boas combinações com a canela, cravo, ervas calmantes e ansiolíticas para garantir o bem estar, e aquelas para dominar o apetite, como erva cidreira, camomila e melissa.
Para não fugir tanto do chocolate quente, existem versões mais magrinhas da receita. É interessante apostar em leite desnatado ou de vegetais, achocolatados na versão zero açúcar ou o cacau com alta porcentagem (acima de 70%). Vale ressaltar que o cacau é um alimento funcional que age para diminuir a ansiedade e contribui para a saúde cardiovascular.
Confira três receitas de bebidas termogênicas quentinhas no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.