metropoles.com

Conheça 5 hábitos nocivos para a saúde de pessoas com mais de 50 anos

Endocrinologista explica o processo de envelhecimento relacionado ao metabolismo lento e o que evitar para melhorar qualidade de vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hinterhaus Productions
Reunião de pessoas conversando, bebendo e rindo
1 de 1 Reunião de pessoas conversando, bebendo e rindo - Foto: Hinterhaus Productions

À medida que você envelhece, algumas funções do corpo vão se tornando mais lentas. O metabolismo, por exemplo, não é o mesmo para um adulto de 30 anos e um de 50, e vai ficando cada vez mais devagar com o passar dos anos. O intestino também não funciona como antes e até o sono pode ser afetado.

Porém, alguns ajustes na rotina são suficientes para otimizar o funcionamento do organismo depois dos 50. “Existe um conjunto de fatores, que inclui alimentação desequilibrada, falta de atividades físicas, sono ruim e não reparador, e pouca ingestão de água, que são responsáveis por desacelerar ainda mais o metabolismo”, afirma o endocrinologista Bruno Babetto, da clínica Tivolly, em Brasília.

Ele cita outros cinco hábitos que são nocivos para o corpo depois dos 50 anos e devem ser evitados para garantir o envelhecimento com saúde. Confira:

1. Beber demais

Beber demais não faz bem em nenhuma fase da vida. Porém, o álcool tem efeitos mais perigosos em pessoas mais velhas, uma vez que o organismo delas demora mais tempo para metabolizar o que foi ingerido.

O consumo excessivo de álcool, além de ser calórico, é inflamatório, dificultando ainda mais o funcionamento do metabolismo. “Esse processo favorece o ganho de peso, além de ser prejudicial para a parte neurológica e hepática: o fígado do indivíduo vai ficar mais inflamado, o que aumenta o risco de outras doenças”, diz o endocrinologista.

2. Negligenciar os músculos

“Em geral, nessa idade, as pessoas optam por caminhadas, corridas, ou o futebol de final de semana entre amigos. Elas acabam queimando calorias, mas não constroem massa muscular. Com o desgaste da musculatura, há maior risco de lesão”, destaca Babetto.

O especialista lembra que os treinos de hipertrofia também diminuem os riscos de lesões em possíveis quedas e, por isso, é importante apostar nos exercícios de força, mesmo que o indivíduo nunca os tenha feito na vida. Nunca é tarde para começar.

3. Não comer fibras suficientes

Com o passar dos anos, acontecem alterações no intestino grosso dos adultos, e há uma probabilidade maior de o indivíduo sofrer com constipação. As duas principais dicas para resolver o problema são beber mais água e priorizar o consumo de fibras, como vegetais, frutas e grãos integrais.

Além de combater o intestino preso, o endocrinologista explica que as fibras diminuem também a absorção do açúcar, controlando os picos de insulina e evitando o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

4. Exagerar no consumo de alimentos inflamatórios

Ainda que sejam tentadores, maiores de 50 anos devem evitar doces, frituras e alimentos ricos em gordura. Este tipo de comida está relacionado à inflamação do organismo, o que atrapalha o processo de metabolismo hormonal, além de causar aumento de peso e indisposição.

Uma pesquisa publicada na Harvard Health Publishing em setembro de 2022 mostra que o consumo exagerado de alimentos inflamatórios pode acelerar o envelhecimento do cérebro, desencadeando quadros de demência.

5. Passar muito tempo em casa

Às vezes, ficar sozinho é bom, mas passar grande parte do tempo recluso pode ser um erro a partir dos 50 anos de idade. “Sem socializar, o indivíduo fica mais tempo parado, por exemplo, na frente da televisão ou do computador, normalmente acompanhado por muita comida. No processo, se gastam menos calorias e a consequência é o acúmulo de gordura, o que desacelera mais ainda o metabolismo”, diz o endocrinologista.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?