Conheça 5 benefícios do óleo de coco e saiba como usá-lo corretamente
O óleo de coco pode ser utilizado tanto no preparo de pratos mais saudáveis como em rituais de beleza para o cabelo e a pele
atualizado
Compartilhar notícia
O óleo de coco natural é muito versátil pois, além de alimento funcional, serve como hidratante para o rosto ou máscara para o cabelo.
Ele tem duas versões: a refinada e a extravirgem. A refinada é obtida a partir do coco seco e a extravirgem vem do coco natural. A versão extravirgem traz mais benefícios para a saúde, pois não passa por processos de refinamento.
Os principais benefícios do óleo de coco incluem:
- Fortalecimento do sistema imunológico, devido à presença de ácido láurico;
- Hidratação da pele e dos cabelos, devido às propriedades nutritivas;
- Ação antienvelhecimento para a pele, por ter alta concentração de antioxidantes;
- Ajudar na perda de peso, pois estudos indicam que ele pode aumentar o gasto energético e promover a oxidação de gorduras;
- Aumentar a sensação de saciedade, que também auxilia na perda de peso.
Como usar o óleo de coco
Veja como aproveitar os benefícios do óleo de coco:
1. Para emagrecer: o óleo de coco tem alto valor calórico, por isso não deve ser ingerido em grandes quantidades. A indicação é consumir até 2 colheres de sopa por dia, realizando uma dieta equilibrada e mantendo atividades físicas na rotina.
2. Para cozinhar: na cozinha, o óleo de coco pode ser usado como uma opção mais saudável para fazer refogados, grelhar carnes ou como ingrediente de bolos e tortas.
Para isso, basta substituir a gordura que se usa habitualmente, como o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite, por exemplo, pela mesma quantidade de óleo de coco.
O óleo de coco extravirgem não deve ser usado em frituras, porque queima a temperaturas mais baixas, comparativamente ao óleo de girassol.
3. Para hidratar o cabelo: o óleo de coco pode ser usado no preparo de máscaras caseiras para a hidratação dos cabelos.
Algumas misturas possíveis são babosa, mel e óleo de coco; banana, abacate e óleo de coco ou apenas óleo de coco com azeite.
As máscaras devem ser aplicadas sobre o cabelo recém-lavado e devem agir por um tempo entre 20 a 25 minutos. Em seguida, deve-se lavar novamente o cabelo com shampoo para remover os resíduos.
Para potencializar o efeito das máscaras, é possível usar uma touca térmica ou uma toalha molhada aquecida.
4. Para hidratar a pele: devido às propriedades nutritivas e antioxidantes do óleo de coco, ele é um ótimo aliado da pele e, por isso, pode ser aplicado no rosto, com o auxílio de um algodão. A indicação é deixar atuar durante toda a noite.
Também pode ser usado como protetor labial, principalmente, quando está no estado sólido.