Conheça 5 alimentos que aceleram a perda de peso após os 40 anos
A nutricionista Marianne Fazzi lista cinco alimentos que auxiliam na perda de peso para driblar a lentidão normal do organismo depois dos 40
atualizado
Compartilhar notícia
Existem muitos fatores associados à perda de peso, como estilo de vida e até mesmo pré-disposição para alguma doença. No entanto, esse emagrecimento pode se tornar ainda mais difícil após os 30 anos de idade por causa das alterações hormonais e da maior predisposição à perda de massa magra.
Estudos anteriores demonstraram que, a partir da terceira década de vida, há uma perda de massa muscular de cerca de 3% a 8% a cada 10 anos. E, juntamente com essa redução, ocorre a diminuição do metabolismo, fazendo com que o corpo gaste menos calorias. Por isso, o processo de perda de peso é mais lento e difícil.
Apostar em alimentos ricos em alguns nutrientes porém, pode tornar a tarefa um pouco mais simples. O Metrópoles conversou com a nutricionista Marianne Fazzi, especialista em emagrecimento à frente da Clínica Trivita, para saber cinco opções que aceleram a perda de peso após os 40 anos. Confira:
Abacate
O abacate é fonte de vários nutrientes que auxiliam a perda de peso, como ômega 6, ômega 9 e ômega 7.
“Essas substâncias ajudam a manter o equilíbrio do organismo e a eliminar gordura corporal. Além disso, a fruta também é rica em fibras, o que garante o funcionamento do intestino e sacia a fome”, afirma Marianne.
Nozes e sementes
As nozes são oleaginosas ricas em ácidos graxos insaturados, como o ômega 3 e ômega 6, que promovem a redução do percentual de gordura corporal.
Já as sementes, como chia, linhaça, gergelim e de girassol, são cheias de fibras, auxiliando também o bom funcionamento do intestino e garantindo mais saciedade, de acordo com a nutricionista.
Frutas vermelhas
Frutas como framboesa, amora, mirtilo e morango são excelentes aliadas na perda de peso, pois, além de seu baixo índice glicêmico, são ricas em fibras e possuem alto teor de água e antioxidantes, auxiliando na desintoxicação do organismo.
Semente de linhaça
A nutricionista explica que uma consequência direta do aumento de peso é ter células inflamadas no organismo. A linhaça é rica em fibra e ômega 3, que é uma gordura benéfica para o corpo e que ajuda a reduzir a inflamação, favorecendo o emagrecimento.
Chucrute
Mesmo odiado por muitos, o repolho fermentado, chamado popularmente de chucrute, é um alimento livre de gorduras e rico em vitamina C, ferro e fibras.
“Além disso, é excelente para auxiliar a digestão por ser fonte de probióticos, o que ajuda o corpo a absorver os nutrientes com maior facilidade”, finaliza Marianne.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.