metropoles.com

Conheça 5 alimentos que aceleram a perda de peso após os 40 anos

A nutricionista Marianne Fazzi lista cinco alimentos que auxiliam na perda de peso para driblar a lentidão normal do organismo depois dos 40

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
imagem colorida de frutas vermelhas - MEtrópoles
1 de 1 imagem colorida de frutas vermelhas - MEtrópoles - Foto: Getty Images

Existem muitos fatores associados à perda de peso, como estilo de vida e até mesmo pré-disposição para alguma doença. No entanto, esse emagrecimento pode se tornar ainda mais difícil após os 30 anos de idade por causa das alterações hormonais e da maior predisposição à perda de massa magra.

Estudos anteriores demonstraram que, a partir da terceira década de vida, há uma perda de massa muscular de cerca de 3% a 8% a cada 10 anos. E, juntamente com essa redução, ocorre a diminuição do metabolismo, fazendo com que o corpo gaste menos calorias. Por isso, o processo de perda de peso é mais lento e difícil.

Apostar em alimentos ricos em alguns nutrientes porém, pode tornar a tarefa um pouco mais simples. O Metrópoles conversou com a nutricionista Marianne Fazzi, especialista em emagrecimento à frente da Clínica Trivita, para saber cinco opções que aceleram a perda de peso após os 40 anos. Confira:

Abacate

O abacate é fonte de vários nutrientes que auxiliam a perda de peso, como ômega 6, ômega 9 e ômega 7.

“Essas substâncias ajudam a manter o equilíbrio do organismo e a eliminar gordura corporal. Além disso, a fruta também é rica em fibras, o que garante o funcionamento do intestino e sacia a fome”, afirma Marianne.

Nozes e sementes

As nozes são oleaginosas ricas em ácidos graxos insaturados, como o ômega 3 e ômega 6, que promovem a redução do percentual de gordura corporal.

Já as sementes, como chia, linhaça, gergelim e de girassol, são cheias de fibras, auxiliando também o bom funcionamento do intestino e garantindo mais saciedade, de acordo com a nutricionista.

Frutas vermelhas

Frutas como framboesa, amora, mirtilo e morango são excelentes aliadas na perda de peso, pois, além de seu baixo índice glicêmico, são ricas em fibras e possuem alto teor de água e antioxidantes, auxiliando na desintoxicação do organismo.

Semente de linhaça

A nutricionista explica que uma consequência direta do aumento de peso é ter células inflamadas no organismo. A linhaça é rica em fibra e ômega 3, que é uma gordura benéfica para o corpo e que ajuda a reduzir a inflamação, favorecendo o emagrecimento.

Chucrute

Mesmo odiado por muitos, o repolho fermentado, chamado popularmente de chucrute, é um alimento livre de gorduras e rico em vitamina C, ferro e fibras.

“Além disso, é excelente para auxiliar a digestão por ser fonte de probióticos, o que ajuda o corpo a absorver os nutrientes com maior facilidade”, finaliza Marianne.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?