metropoles.com

Conheça 20 doenças que causam as piores dores que o corpo pode sentir

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido listou as condições mais dolorosas que o organismo humano pode sofrer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
ilustração de mulher com dor na lombar, colorida
1 de 1 ilustração de mulher com dor na lombar, colorida - Foto: GettyImages

A dor é considerada um dos maiores inimigos invisíveis do homem. Ela tem o poder de tirar a sua disposição, sua paciência e até mesmo o seu humor, sendo um fator que diariamente leva pessoas a procurarem por atendimento médico ou a comprar medicamentos na farmácia. Você já parou para pensar quais são as piores dores que o ser humano pode sentir?

Especialistas do Serviço Nacional de Saúde (NHS, o SUS do Reino Unido) elaboraram uma lista com as 20 doenças mais dolorosas que o corpo humano pode desenvolver. As dores a seguir dificultam tarefas diárias e impactam a qualidade de vida dos pacientes. O levantamento não está ordenado em grau de intensidade. Confira:

Endometriose

Quem sofre desse distúrbio com certeza já experimentou períodos pesados e dolorosos. A endometriose acontece quando o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora do órgão. É uma condição de longo prazo, pode afetar mulheres de qualquer idade, e não existe cura, apenas controle da situação.
Os sintomas podem variar, mas os mais comuns são dor pélvica, cólicas irregulares durante a menstruação, dor após o sexo, sensação de enjoo e dificuldade em engravidar.

Hérnia de disco

Esse problema ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca, pressionando os nervos que percorrem a medula espinhal e causando uma dor muito forte.

Os principais sintomas são dor lombar; dormência ou formigamento nos ombros, braços, costas, pernas ou pés; dor no pescoço; problemas para dobrar ou endireitar as costas; e fraqueza muscular. Também pode causar dor na nádega e na perna se pressionar o nervo ciático.

Apendicite

Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão parecido com o dedo de uma luva, localizado na primeira porção do intestino grosso. A dor geralmente começa no meio da barriga ou abdômen, e pode ir e vir. Em poucas horas, a dor viaja para o lado inferior direito, onde o apêndice está localizado, e se torna constante e grave. Pressionar essa área, tossir ou caminhar pode piorar a dor.

Se você tem apendicite, também pode ter outros sintomas, incluindo náusea, enjoo, perda de apetite, constipação ou diarreia e febre alta.

Capsulite adesiva (ombros congelados)

Condição caracterizada por dor e rigidez na articulação do ombro. Os portadores de diabetes normalmente são alvo da doença e as dores podem durar meses ou até anos. Elas acontecem quando o tecido ao redor da articulação do ombro fica inflamado.
Os sintomas podem começar de forma gradual e desaparecer em um ou dois anos. Os médicos geralmente tratam com exercícios para os ombros e analgésicos.

Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco, conhecido clinicamente como infarto, é uma emergência médica grave na qual o suprimento de sangue para o coração é subitamente bloqueado, geralmente por um coágulo sanguíneo. Os sintomas incluem sensação de aperto ou dor no peito, no pescoço, nas costas ou nos braços; fadiga; tontura; batimento cardíaco anormal e ansiedade.

Enxaqueca

É uma dor de cabeça de intensidade variável, muitas vezes acompanhada de náuseas e sensibilidade à luz e ao som. A enxaqueca pode causar latejamento em uma área específica da cabeça, que pode variar em intensidade. Essa é uma condição de saúde comum que afeta cerca de 1 em cada 5 mulheres e 1 em cada 15 homens.

Dor de cabeça em salvas

A cefaleia em salvas é uma dor intensa de um lado da cabeça, localizada na têmpora ou em volta do olho, que dura pouco tempo (geralmente, de 30 minutos até uma hora). Ela é acompanhada por congestão nasal ou coriza e, às vezes, uma pálpebra caída, lacrimejamento e face avermelhada.

Artrite

Inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade. Existem diferentes tipos de artrite, cada um com diferentes causas, incluindo desgaste das articulações, infecções e doenças adjacentes. Os sintomas incluem dor, inchaço, diminuição da amplitude de movimento e rigidez.

Gota

A gota é uma doença caracterizada pelo aumento do ácido úrico no sangue e seu acúmulo e cristalização em monourato de sódio, depositado nas articulações. O excesso destes cristais causa surtos de artrite aguda, com grande desconforto e dor.

Pode ser difícil diagnosticar, pois os sintomas são semelhantes a outras condições. Os ataques de gota geralmente são tratados com medicamentos anti-inflamatórios.

Pedra nos rins

O principal sintoma de pedra no rim é a dor intensa no fundo das costas e que pode limitar os movimentos, além de dor pra urinar, urina turva e febre acima dos 38ºC. Na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar o urologista para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.

Síndrome da dor regional complexa (SDRC)

É a dor crônica no braço ou na perna que se desenvolve após lesão, cirurgia, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. A causa exata da síndrome complexa de dor regional é desconhecida, mas pode envolver inflamação anormal ou disfunção dos nervos.
A condição é caracterizada por dores mais intensas do que o esperado, considerando a lesão que a causou.

Ossos quebrados

Ossos quebrados, conhecidos como fratura, podem acontecer após um acidente, por exemplo. Os três sinais mais comuns de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. No entanto, às vezes pode ser difícil dizer se um osso está quebrado se o mesmo não estiver deslocado.

Herpes Zóster

A condição provoca uma irritação dolorosa na pele que pode aparecer como uma faixa de bolhas no tronco. A dor pode persistir mesmo após o desaparecimento da irritação, chamada de neuralgia pós-herpética.

Dor Ciática

Ciática é a dor ao longo dos nervos ciáticos. Esses nervos se estendem da região lombar, passam pelas nádegas e descem pelas pernas, terminando logo abaixo do joelho. Uma hérnia de disco, complicações da osteoartrite, lesões ou o estreitamento do canal medular podem causar compressão, inflamação ou irritação do nervo, causando a dor.

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma dor facial súbita e intensa. Muitas vezes é descrita como uma dor aguda, ou como ter um choque elétrico na mandíbula, dentes ou gengivas.

Geralmente acontece em ataques curtos e imprevisíveis que podem durar de alguns segundos a cerca de dois minutos e param tão repentinamente quanto começam. Na maioria dos casos, a neuralgia trigeminal afeta apenas um lado da face, com a dor geralmente sentida na parte inferior do rosto.

Pancreatite aguda

A pancreatite aguda é a inflamação do pâncreas que acontece principalmente devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou à presença de pedras na vesícula, provocando forte dor abdominal que surge de repente e é extremamente incapacitante.

Fibromialgia

A condição de longo prazo causa dor em todo o corpo. Além da dor generalizada, os pacientes também podem ter aumento da sensibilidade à dor, cansaço extremo, rigidez muscular, dificuldade para dormir, problemas com processos mentais, dores de cabeça e síndrome do intestino irritável (SII).

Úlcera estomacal

É uma ferida que se desenvolve na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado. As úlceras ocorrem quando o ácido estomacal danifica o revestimento do trato digestivo. As principais dores ocorrem na região superior do abdômen.

Dor após cirurgia

É comum sentir alguma dor após a cirurgia, embora a intensidade varie de acordo com o tipo de operação — em alguns casos, ela pode ser considerada insuportável.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?