metropoles.com

Conheça 10 alimentos indicados para o emagrecimento saudável

A alimentação saudável, combinada com a prática de atividades físicas, é fundamental para o processo de emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
thianchai sitthikongsak/Getty Images
Como a alface pode ser aliada no emagrecimento
1 de 1 Como a alface pode ser aliada no emagrecimento - Foto: thianchai sitthikongsak/Getty Images

A recomendação geral para o emagrecimento saudável consiste em alimentação equilibrada aliada à prática de exercícios físicos. A regra é conseguir um balanço calórico negativo entre a quantidade que se come e a que se gasta.

Alimentos que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou ajudam a queimar calorias são os mais indicados para planos alimentares de perda de peso.

Confira dez alimentos que ajudam no emagrecimento:

Pera

A pera é rica em água e contém 71% de fibras insolúveis, o que garante maior sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal. Além disso, o açúcar natural da fruta tira a vontade por doces e aumenta gradualmente o açúcar do sangue, o que reduz a fome.

Para ajudar a emagrecer, a pera deve ser consumida cerca de 20 minutos antes das refeições principais.

Canela

A canela é um condimento aromático que causa um efeito termogênico no organismo, acelerando o metabolismo e o processo de queima de gordura corporal. Também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue e diminui a resistência à insulina, o que favorece a perda de peso.

Outros alimentos que possuem propriedades termogênicas são o gengibre, a pimenta vermelha, o café e o chá de hibisco.

A canela pode ser usada em diversas preparações, combinada com frutas, sucos, vitaminas, café e chás, por exemplo.

Berinjela

A berinjela, além de ser um alimento com poucas calorias, também é rica em fibras e auxilia no bom funcionamento do intestino e no combate ao colesterol alto. Ao ser consumida, ela gera sensação de saciedade.

O legume também é rica em água, vitaminas e minerais. Outro benefício é que a berinjela ajuda a combater a retenção de líquidos e a desinchar o corpo.

É possível preparar a água de berinjela e beber ao longo do dia em substituição à água. Também se pode adicioná-la em saladas ou prepará-la em forma de chips, por exemplo. Veja algumas receitas para emagrecer comendo berinjela.

Arroz integral

O arroz integral, diferentemente do branco, possui grande quantidade de fibras, o que aumenta a saciedade. Também é rico em vitaminas do complexo B, zinco e selênio. Os nutrientes são antioxidantes e melhoram a circulação sanguínea, a concentração e a memória.

Entretanto, é importante que o arroz integral não seja consumido em excesso, pois pode passar a ter o efeito contrário.

Aveia

As fibras solúveis e proteínas da aveia dão saciedade e regulam o intestino. Seu consumo também ajuda a regular a glicemia e controlar o colesterol alto. Com isso, a fome demora mais tempo a chegar.

A aveia é bastante versátil. Pode ser consumida na forma de mingau ou acrescentada em frutas picadas, vitaminas, bolos e biscoitos.

Farelo de trigo

A cada 100 gramas do farelo de trigo, 12,5 são fibras. O alimento tem poucas calorias, e é utilizado para combater a prisão de ventre, ajudar no controle da glicemia e aumentar a saciedade.

Como o farelo praticamente não altera o sabor dos alimentos, pode ser adicionado em todas as preparações para diminuir a absorção de gordura no intestino.

Morango

O morango, além de possuir poucas calorias, é rico em fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensação de saciedade. Também possui vitamina C, folato e outros compostos fenólicos que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

O morango pode ser consumido inteiro ou em sucos. Inclusive, é utilizado em preparação de receitas detox para melhorar o metabolismo.

Chá verde

O chá verde possui propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura. Além disso, tem catequinas em sua composição, que são antioxidantes potentes. Veja outros benefícios do chá verde.

Linhaça

A linhaça é rica em antioxidantes e ômega-3, um tipo de gordura boa que auxilia no controle do colesterol e diminui a inflamação no organismo, o que facilita o processo de emagrecimento. Tem fibras que melhoram a digestão e aumentam a saciedade. Conheça mais sobre os benefícios da linhaça.

O ideal é consumir os grãos triturados ou em forma de farinha. Uma ou duas colheres de sopa podem ser adicionadas em cereais, saladas, sucos e iogurtes. Também é possível acrescentar a linhaça na preparação de pães, tortas e bolos.

Leguminosas

As leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico são fontes de proteínas e fibras alimentares, que aumentam a saciedade e combatem a prisão de ventre.

É recomendado consumir quatro colheres de sopa por dia. É o suficiente para obter seus benefícios, especialmente quando é ingerido juntamente com o arroz integral, pois a combinação forma uma proteína de elevada qualidade. (Com informações do Tua Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?