metropoles.com

Confira três motivos para comer menos carne vermelha nas refeições

A OMS indica o consumo de apenas 500 gramas de carne vermelha por semana. Carnes brancas e proteína vegetal devem complementar o cardápio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sven Brandsma, Unsplash
carne vermelha
1 de 1 carne vermelha - Foto: Sven Brandsma, Unsplash

O consumo de carne vermelha deve ser moderado. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, recomenda o máximo de 500 g por semana. Além da carne bovina, carnes embutidas – como linguiça, salsicha e salame – também devem ser evitadas.

A proteína vegetal, como lentilha, cogumelos, grão-de-bico, soja, entre outros alimentos, deve ser usada para criar cardápios mais variados. Carnes brancas e peixes também precisam ser incluídos no prato. Além disso, prefira o consumo de carnes orgânicas, em que os animais são criados livres e sem uso de remédios. O Brasil já é o segundo país do mundo com maior aderência ao movimento Segunda Sem Carne, iniciado em 2003 nos EUA.

Confira a seguir motivos para não comer carne vermelha em mais de três refeições por semana.

Aumenta o risco de doenças cardíacas e o colesterol
A elevada carga de gordura faz com que a carne vermelha seja um fator de risco para doenças cardíacas, como infarto e pressão alta. Mesmo com a retirada do excesso de gordura, a carne ainda terá muita gordura entre as fibras musculares. Fique atento: quanto mais fácil de cozinhar, mais gordura a carne tem. Prefira os cortes com menos gordura, como patinho, maminha, músculo e filé-mignon.

A carne vermelha ainda é rica em gordura saturada, que contribui para o aumento do colesterol no organismo. Com isso, a gordura se acumula nos vasos sanguíneos, causando entupimento dos vasos.

Aumenta a acidez do sangue
O consumo de carne vermelha deixa o sangue mais ácido, porque tem ácido araquidônico. Para compensar, o organismo consome mais cálcio, ferro e magnésio, considerados minerais importantes na formação de ossos e hormônios. Essa é uma substância que favorece inflamações e, em excesso, atrapalha o processo de perda de peso.

Aumenta o risco de câncer
Uma dieta rica em carne vermelha e com baixo consumo de frutas, legumes e grãos integrais aumenta o risco de câncer de intestino, estômago, faringe, reto, mama e próstata. Carnes processadas, especialmente bacon, salsicha e linguiças, favorecem alterações nas células que podem originar tumores. (Com informações do portal Tua Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?