Confira lista de 5 vegetais que potencializam o emagrecimento
Parte importante de uma dieta saudável, o consumo de vegetais pode ser um item importante na redução de peso
atualizado
Compartilhar notícia
O consumo regular de vegetais é fundamental dentro de uma dieta balanceada. Regimes que são ricos neste tipo de alimento podem trazer diversos benefícios para a saúde, como a diminuição do risco de doenças cardíacas e controle da pressão arterial, além de melhorarem a concentração de açúcar no sangue.
“Ter uma alimentação rica em hortaliças é muito importante, pois estudos mostram que se você os consome de forma variada, fica mais fácil controlar o peso. São alimentos pobres em calorias mas, em contrapartida, ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes”, pontua a nutricionista Cynara Gomes de Oliveira.
Ela explica que inserir vegetais na dieta também é positivo para favorecer a saciedade, evitando que o indivíduo sinta fome ou tenha vontade de comer pequenos lanches durante o dia. Os alimentos também são cheios de antioxidantes, agindo na diminuição da inflamação crônica que pode causar ganho de peso.
Uma pesquisa realizada pelo departamento de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirma a importância da classe de alimentos na dieta, e indica o quanto o consumo desses itens pode ser benéfico na luta contra a balança.
Veja alguns dos itens que podem te ajudar a perder peso:
1 – Brócolis
Uma das principais vantagens de inserir o brócolis está na sua versatilidade, já que pode ser consumido cru, cozido, no vapor ou até mesmo refogado. Esse leque de opções na hora do preparo dá fôlego para a dieta e garante que o paciente mantenha o cardápio por mais tempo. O vegetal ainda possui antioxidantes, além de ser rico em nutrientes.
2 – Pimentões
Com baixas calorias e cheios de nutrientes, os pimentões possuem, assim como o brócolis, uma variedade grande de receitas em que podem ser utilizados e consumidos. Ricos em vitamina C, eles também ajudam na saciedade, diminuindo a vontade de comer besteiras ou cometer excessos.
3 – Alliums (cebola, alho, cebolinha, alho-poró)
Por terem sabor forte e marcante, são muito utilizados para temperar diferentes receitas e podem compensar a adição de outros ingredientes industrializados, que não possuem grande quantidade de nutrientes e são mais calóricos.
Os vegetais também são uma grande fonte de prebióticos, que ajudam no funcionamento do intestino.
4 – Pimentas quentes
Outro item que faz parte dos temperos que podem ser usados nos alimentos, as pimentas são capazes de acelerar o metabolismo e reduzir as inflamações. O efeito térmico das variedades mais ardidas pode ainda estimular a queima de algumas calorias.
5 – Beterraba
Repleta de nutrientes, a beterraba é um ingrediente muito usado em dietas de atletas de alto rendimento, já que pode contribuir com o aumento da concentração de óxido nítrico no corpo, que aumenta a vasodilatação e, consequentemente, o fluxo sanguíneo. A variedade de receitas que podem incluí-la também conta como fator de destaque para o vegetal.
Apesar da lista, Cynara reforça a necessidade de uma dieta com variedade. A monotonia alimentar, de acordo com ela, acaba entediando o paciente, que pode desistir do seu objetivo de perder peso. Além disso, a nutricionista lembra que é fundamental praticar exercícios físicos para alcançar os objetivos no plano de emagrecimento.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.