metropoles.com

Confira como se proteger dos 5 problemas de pele mais comuns do verão

Nesta época do ano, a exposição ao sol provoca alguns problemas dermatológicos caso seja feita sem a proteção necessária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Reprodução
Óculos de sol
1 de 1 Óculos de sol - Foto: Getty Images/Reprodução

Estação na qual muitas famílias tiram férias para curtir praia, piscina ou cachoeira, o verão é o período do ano em que as pessoas ficam mais tempo expostas ao sol, o que pode causar problemas na pele se alguns cuidados não forem tomados.

Além dos raios ultravioletas, o sal da água do mar e o cloro usado em piscinas podem trazer prejuízos caso as pessoas não adotem medidas de proteção.

A dermatologista Mariana Veloso explica que os problemas vão além do que é aparente. “As agressões diárias levam ao ressecamento da pele e dos cabelos. A radiação UVB é aquela responsável pela queimadura solar imediata, pela sensação de calor e por deixar a pele vermelha após a exposição. Já a radiação UVA penetra profundamente na pele, degradando colágeno e oxidando proteínas e enzimas importantes ao metabolismo cutâneo”, detalha.

Além de queimaduras, ressecamento e manchas pelo corpo, a falta de cuidados em relação à exposição solar pode gerar, por exemplo, câncer, envelhecimento precoce e reativação do vírus da herpes. “Os cuidados diários com a pele são fundamentais nessa época do ano”, afirma a especialista.

Veja a seguir 5 problemas dermatológicos comuns no verão e saiba como evitá-los:

1. Ressecamento e irritação da pele

Isso ocorre quando a hidratação da pele não acontece de maneira correta. Em casos mais sérios, o ressecamento da pele pode levar a coceira e também a lesões. Além do uso do protetor solar, é importante evitar o excesso de maquiagem e tomar banhos com água morna.

2. Queimaduras de sol

A intensa exposição solar pode causar queimaduras na pele. Os sintomas são descamação, sensação de ardência e sensibilidade ao toque. Já a insolação é identificada, além dos sintomas de queimaduras, pelos calafrios, bolhas na pele, dores de cabeça, confusão mental, náuseas, ressecamento e ardência. Nos casos de insolação, também podem ocorrer perturbações visuais, palidez, convulsões e desmaios.

Para evitar queimaduras, é importante o uso de protetor solar, de roupas com proteção FPS e o consumo de bastante água. Também é indicado uma alimentação leve, com alimentos antioxidantes. As pessoas também devem evitar se expor ao sol nos horários entre às 10h e às 16h da tarde, por conta da alta incidência de radiação UVB.

3. Melasma

As manchas acastanhadas, planas e lisas aparecem em áreas excessivamente expostas ao sol, como rosto, testa, bochechas, antebraços e braços. Para evitar esse problema, o uso do protetor solar com FPS superior a 30 e a reaplicação do produto a cada 2 horas são indispensáveis.

4. Micoses

A principal causa de micoses é o uso frequente de roupas úmidas, pois o ambiente úmido e quente é propício para a proliferação de fungos e bactérias. A principal dica para evitar micoses é secar bem os pés e as partes do corpo em que há dobras após o banho. Também não é adequado usar roupas ou sapatos molhados por muito tempo.

5. Acne

A exposição ao sol sem proteção solar tende a agravar a oleosidade da pele. Primeiro, ocorre o ressecamento da região e, em seguida, o efeito rebote, quando a oleosidade aumenta na tentativa de reidratar a pele. Durante o efeito rebote, aparecem os cravos e espinhas.

Para evitar isso, use protetor solar com FPS superior a 30 e que seja adequado ao seu tipo de pele. Outra dica é tomar um banho com água doce após sair do mar ou piscinas. O sal do mar ou o cloro da piscina podem deixar a pele mais sensível e produzir processos inflamatórios que pioram a acne.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?