Confira como fazer o descarte de medicamentos de maneira correta
Além da possibilidade de reuso inadequado, jogar remédios fora sem os devidos cuidados causa impacto ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
O que você faz com os remédios que não precisa mais – possivelmente até vencidos, que ficam guardados no armário? Tem gente que joga na pia, no vaso sanitário ou na lata de lixo.
O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou em desuso feito de forma aleatória pode provocar impactos negativos no meio ambiente, como a contaminação da água e do solo. Ou, até mesmo, causar intoxicações em crianças e adultos devido ao reuso indevido.
De acordo com Éverton Borges, membro do Conselho Federal de Farmácia, para realizar o descarte, os medicamentos devem ser direcionados para um ponto de coleta específico como farmácias, e unidades básicas de saúde, que cuidam da coleta e da destinação adequada destes produtos.
Não existe uma punição para o descarte indevido e, como não houve um acordo setorial que obrigue a logística reversa – quando o fabricante é responsabilizado pelo recolhimento deles, as farmácias ofertam o serviço apenas como cortesia.
A sugestão do Conselho Federal de Farmácia é que as pessoas procurem estabelecimentos com pontos de coleta de medicamentos vencidos. No site programa Descarte Consciente, é possível pesquisar onde estão os pontos de coleta mais próximos da sua casa, para que à destinação final seja ambientalmente correta. Como fazer:
1 – Separe em casa
Verifique a data de vencimento de seus medicamentos. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.
2 – Leve a um ponto de coleta
Leve-os em suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes do programa.
3 – Descarte Corretamente
Na estação de coleta, siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.