Exagerou? Confira 6 dicas para iniciar um detox pós-Carnaval
Os excessos do Carnaval, com muito álcool e pouco sono, sobrecarregam os órgãos. Saiba como ajudar o corpo a eliminar toxinas
atualizado
Compartilhar notícia
Durante o Carnaval, muitas vezes perdemos a conta da quantidade de álcool, de sol e de horas que passamos em pé.
O corpo cobra ao fim da festa e, depois de tanta folia, é hora de cuidar para evitar o acúmulo de toxinas e radicais livres.
Segundo a médica Claudia Chang, integrante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os excessos criam um ciclo vicioso que afeta os processos metabólicos do organismo.
“O excesso de álcool nessa época, somado à má alimentação e à redução na qualidade do sono, sobrecarrega os órgãos responsáveis por eliminar as toxinas, como o fígado e os rins, prejudicando todo o funcionamento do corpo, incluindo a digestão, a imunidade e até o desempenho cognitivo”, diz a especialista.
Pensando em ajudar no processo de desintoxicação do corpo, Claudia recomenda 6 dicas para dar um “resetar” no organismo:
1 – Reforce a hidratação
Para minimizar os efeitos do álcool, é fundamental ingerir muita água, antes, durante e depois da ingestão de bebidas. Segundo a endocrinologista, além de repor a hidratação perdida, o aumento do consumo de água estimulará o funcionamento dos rins, eliminando o excesso de líquidos, sódio e toxinas.
O cirurgião plástico Luís Maatz, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), lembra que o excesso de álcool causa desidratação cutânea e acelera o envelhecimento. “Uma boa dica é a drenagem linfática, que favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumentando a oxigenação dos tecidos e a absorção de nutrientes pelo trato digestório”.
2 – Regule sua rotina de sono
Depois de dias dormindo tarde e com má qualidade de sono, é hora de reajustar o relógio biológico e retornar à rotina. “Uma noite bem dormida regula os processos metabólicos e hormonais do corpo, além de ter função restauradora ao eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico”, garante Chang.
3 – Aposte nos chás digestivos
Os chás à base de ervas naturais também são aliados da desintoxicação. “Chás de boldo e de alcachofra, conhecidos por ajudar na saúde do fígado, são indicados”, afirma Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP e membro da ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais).
4 – Inclua castanhas e sementes no cardápio
As sementes proporcionam maior ingestão de vitamina E (com ação antioxidante) e ômega-3 (ácido graxo com poder anti-inflamatório). Entre as opções, estão amêndoas, castanhas, avelãs, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, pistache, semente de chia e de girassol.
5 – Consuma folhas verde-escuras
“Consuma brócolis, espinafre, chicória e couve, além das verduras amargas, como rúcula e agrião. São fontes de fibras importantes, que ajudam a limpar o organismo, melhoram a digestão e diminuem a absorção de gorduras e toxinas”, completa.
6 – Invista nas frutas certas
Outras formas de ajudar a recuperar o organismo pela alimentação são a ingestão de algumas frutas ricas em água e com baixas calorias, como melancia e melão, que devolvem a hidratação perdida. Outras frutas, como a laranja, o mamão e o morango podem ser eficazes para promover o funcionamento do fígado.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!